Do Gameboy à Nintendo 3DS
A Nintendo 3DS chega hoje às prateleiras nacionais e vai colocar literalmente nos nossos bolsos a tecnologia 3D juntamente com um potencial gráfico nunca visto numa portátil desta grande empresa.
Antes de falarmos da nova 3DS, vamos antes falar um pouco da história das antigas portáteis e como a gigante empresa nipónica evoluiu até chegar a 3DS.
Game & Watch
A Nintendo estreou-se no mundo dos jogos com o Game & Watch, uma pequena consola electrónica da década de 80 com jogos muito simples, estas consolas tinham um simples LCD à semelhança das calculadoras e a grande maioria das consolas tinha apenas dois botões que controlavam o protagonista apenas a esquerda e para a direita.
Como devem imaginar nesta altura não havia grandes gráficos, os cenários dos jogos estavam “impressos” no próprio LCD e os elementos do jogo surgiam sempre no mesmo local. Havia vários modelos de Game & Watch, os objectivos iam variando, mas o conceito era sempre o mesmo. Foram nestas pequenas consolas que surgiram grandes jogos da Nintendo como o Donkey Kong, Super Mario Bros e Zelda.
Game Boy
Depois do grande sucesso da Nintendo de 8Bit (NES), o famoso Game Boy, foi apresentado na E3 de 1987 com o intuito de entrar no mercado das portáteis e tentar novamente inovar, mas foi só em 1989 que ficou disponível para adquirir.
As suas dimensões reduzidas, em conjunto com a autonomia de 20 horas fazia dela a consola perfeita para andar sempre no nosso bolso e poder assim desfrutar de grandes jogos em qualquer lugar. Tinha um processador de apenas 4,19Mhz, gráficos de 8-bits num ecrã de duas cores e ainda a possibilidade de jogar contra um amigo através da uma porta específica a que chamaram Game Link, uma inovação na altura.
No total já foram vendidas mais de 118,69 milhões de unidades em todo o mundo, tornando-a numa das mais vendidas de sempre.
A sua produção foi descontinuada em 1995.
Game Boy Pocket
Foi em 1996 que a Nintendo recriou o Game Boy, reduziu a consola em 30%, afectando assim as dimensões e o seu peso, mas mantendo o tamanho do ecrã. Baptizou-a de Game Boy Pocket. Este modelo existia em várias cores, o mais comum tinha um acabamento metalizado, um ecrã mais nítido, porém ainda preto e branco, este modelo apenas usava 2 pilhas do tipo AAA.
Game Boy Light, saiu um ano depois era pouco maior que o Pocket, mas tinha luz no ecrã o que possibilitava jogar no escuro, o fundo esverdeado também foi deixado de parte, pois cansava imenso os olhos.
Game Boy Light é dos modelos mais raros do Game Boy, pois só foi lançado no Japão.
Game Boy Color
Mais um ano, mais um novo modelo. Desta vez com ecrã a cores e com a possibilidade de jogar os jogos antigos a cores.
Este modelo vinha equipado com um LCD de baixo consumo e a possibilidade de transmitir dados por infra-vermelhos em jogos compatíveis. Esta versão teve uma edição especial com as cores e imagem de Pikachu, devido ao tremendo sucesso de Pokemon.
Game Boy Advance
Em 2001 sai o Game Boy Advance, um modelo bastante mais avançado que os anteriores modelos. Continha dois processadores RISC mais o processador do Game Boy antigo, o ecrã de 2,9″ era capaz uma resolução de 240×160 pixeis, que transmitia 32 mil cores (32 Bits).
Esteticamente este Game Boy foi colocado horizontal e foram adicionados dois novos botões, o L e o R que ficam no topo da consola. Nesta versão a porta Game Link permitia ligar até 4 jogadores para jogar em simultâneo e como tem ainda o processador dos modelos anteriores também é compatível com os jogos antigos.
Outra grande adição foi a possibilidade de ligar o Game Boy Advance com a GameCube para trocar dados entre jogos com esta opção, por exemplo, Pokémon com o Pokémon Stadium.
Game Boy Advance SP
No ano a seguir, a Nintendo remodelou o design da consola, colocando-a mais pequena, leve (142g) e esteticamente melhor com o formato em concha e ainda com ecrã retro-iluminado o que permitia jogar no escuro ao invés do modelo anterior. Neste modelo a gigante nipónica deixou de parte as pilhas e adicionou uma bateria com uma autonomia de 10 horas, no entanto, tinha um ponto fraco. Ao contrário das versões anteriores que tinham uma ficha 3,5mm para ligar o phones esta versão tinha uma ficha especial que só era compatível com os phones fornecidos pela Nintendo.
Game Boy Micro
Foi em 2005 que a nintendo decidiu terminar a produção da série Game Boy lançando o Game Boy Micro, possuia a mesma tecnologia do Game Boy Advance mas voltando novamente para o formato horizontal.
O ecrã é mais pequeno mas muito nítido e retro-iluminado. Esta versão herdou também a bateria de lítio do Game Boy Advance SP.
Nintendo DS
Lançada em 2004, a Nintendo DS herdou o design de alguns modelos antigos Game & Watch com o formato em concha, também à semelhança do Game Boy Advance SP. Este foi o primeiro modelo a obter dois LCD de 3,8″ (DS = Dual Screen) sendo um deles touchscreen, um microfone e Wireless que permitia jogar em simultâneo em curtas distâncias de 10 a 30 metros ou online através do canal Nintendo Wi-Fi Connection. Esta consola também é compatível com os jogos do Game Boy Advance.
O ecrã inferior foi desenhado para receber o input através da stylus, permitindo aos jogadores interagir com elementos dos jogos mais directamente do que pressionar os botões.
Esta portátil da Nintendo começou por usar mais botões do que o habitual Game Boy, esta versão tinha, para além dos botões direccionais, tinha o X, Y, A, B e as teclas superiores L e R como o Game Boy Advance. Foi também o primeiro modelo a obter som estéreo devido às suas duas colunas posicionadas na parte superior da consola.
O função do microfone para além do chat no modo online, servia também para interagir nos jogos, gritando ou asuprando. Por exemplo no Zelda, quando é necessário apagar chamas, basta asuprar para a consola. A Nintendo DS tem uma autonomia de 10 horas.
Nintendo DS Lite
Em 2006 a NDS Lite foi mais um redesign da Nintendo, tornando a DS mais pequena, leve, fina e com novos LCD, desta vez mais brilhantes. O microfone foi posicionado no meio dos dois ecrãs ao contrário da versão anterior que estava localizado no canto inferior direito. Os botões nesta versão tem uma sensação mais tradicional.
Nintendo DSi e DSi XL
Foi em 2008 que a Nintendo anunciou a DSi, um grande upgrade à antiga DS Lite, colocando um processador mais rápido, mais memória RAM e duas cameras. Este modelo abandonou a retrocompatibilidade, ficando apenas compatível com jogos da DS, mas adicionando a leitura de cartões de memória SD.
Esta versão tinha a possibilidade de aceder, através de Wi-Fi, à loja virtual DSi Shop onde se pode descarregar para a consola demos e jogos completos e também alguns jogos do Game Boy Advance.
A DSi XL é a mesma consola com a diferença de ter ecrãs de 4,2″ polegadas. É a maior e a mais pesada portátil da Nintendo.
Nintendo 3DS
A mais recente portátil da Nintendo chegou hoje ao mercado nacional, com a principal caraterística de jogar em 3D sem usar óculos, marcando assim a nova geração portátil.
Estéticamente é muito semelhante à Nintendo DS Lite, com a adição de um analógico côncavo e mais alguns botões, mas já lá vamos, o que realmente importa nesta versão é o 3D, portanto vamos já falar dele.
Jogar em 3D sem a necessidade de utilizar outros acessórios extra é uma grande vantagem, no entanto, exitem limitações. Para que possamos jogar com a melhor qualidade e efeito de profundidade é necessário encontrar a melhor distância e ângulo, e esta “zona” é diferente de pessoa para pessoa, tenham atenção que para jogar sem problemas, devemos evitar os movimentos bruscos para que não se perca a percepção de três dimensões.
Novidades:
A consola traz consigo cartões que permitem jogar no ambiente que nos rodeia através de realidade aumentada. Estes cartões podem no futuro vir a ser utilizados pelas produtoras.
A Nintendo 3DS também é capaz de monitorizar os nossos passos como se um pedómetro se tratasse, este conceito é usado no Pokemon Heart Glass e Soul Silver. Basta andarem com a 3DS no modo sleep que ela vai registando os metros ou quilómetros que percorremos, recompensando depois com pontos que podem ser usados na loja virtual.
Para além do “pedómetro” a Nintendo quer que levem a 3DS com vocês para todo o lado e prova disso é o Street Pass, um sistema que permite trocar informações entre as consolas que se “cruzem” na rua. Se passarem por uma pessoa na rua que tem outra 3DS, as consolas vão comunicar entre si, sem qualquer intervenção do utilizador e prepara as consolas para partidas online, os jogos que são compatíveis no lançamento são Street Fighter IV e Pro Evolution.
Em Maio chega o primeiro update que traz a loja online com a possiblidade de transferir jogos da DSi e alguns jogos antigos em 3D, como por exemplo o Zelda Ocarina of Time da Nintendo 64.
Especificações:
Pesa cerca de 226 gramas, o ecrã superior que transmite o 3D é capaz de uma resolução de 800 x 240 píxeis, o ecrã inferior tem uma resolução mais pequena de 320 x 240 píxeis.
Wi-Fi com protocolos b/g, Cartão de memória SD.
Este modelo contem 3 câmeras, com a resolução de 640 x 480. Uma interior e duas na parte superior da consola, estão colocadas de maneira a poder tirar fotografias em 3D.
A autonomia varia imenso nos jogos que usam ( DS ou 3DS ) e se usam ou não o efeito 3D que podem desligar no botão localizado no lado direito da parte superior da consola.
O stylus é extensível, podendo ir até 10cm e a consola tem sensor de movimento e giróscópio.
Já estão disponíveis diversos jogos para a 3DS:
Kid Icarus: Uprising NintenDogs + Cats Super Street Fighter IV 3D Edition Tom Clancy’s: Ghost Recon – Shadow Wars Tom Clancy’s: Splinter Cell – Chaos Theory The Sims 3 The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D |
Pilot Wing Resort Resident Evil: The Mercenaries 3D Steel Diver Super Monkey Ball 3D Samurai Warriors Chronicles Ridge Racer |
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