“Easter Eggs” de Dying Light
Já devem ter reparado que andamos entretidos a jogar Dying Light aqui no WASD. Depois de jogarmos umas boas horas por Harram, não podíamos deixar de assinalar alguns dos muitos Easter Eggs que encontrámos no jogo. Além das claras inspirações noutros jogos que já falámos na análise, há também inúmeras piadas e situações familiares espalhadas por todo o lado. Mostramo-vos as melhores que encontrámos na internet e nas nossas aventuras por Harram.
Padaria de Left 4 Dead
Um pouco por toda a cidade, existem lojas e espaços comerciais. Mas há uma loja que salta à vista pela clara referência ao jogo Left 4 Dead da Valve. Em jeito de piada, a padaria Left 4 Bread recorda esse outro jogo de zombies em que Dying Light também vai buscar alguma inspiração. Recordem-se que este jogo permite até quatro jogadores em cooperativo e usa o mesmo género de arsenal de peleja.
Star Trek e Star Wars
Há algumas referências a Star Trek e Star Wars, duas das mais bem sucedidas séries de ficção científica da história. Há, frases e expressões alusivas a essas séries, mas também uma ambulância com decoração digna de Star Trek em que o número 1701 é o mesmo da NCC-1701 “Enterprise”. Há ainda um contentor algures que possui o nome “Exitprise”, uma referência à mesma nave. Como se isso não bastasse, a revista Geek com o título “Trek Wars” está espalhada por todo o lado. Uma clara fusão das duas séries.
Referência a Half Life?
Este Easter Egg não é confirmado, mas é suspeito. Um utilizador na rede social Reddit de nome AdverseMussel, achou que a cena que se deparou e que vêem em baixo à esquerda, pode ser uma alusão às lâminas circulares que eram usadas como munição na célebre Gravity Gun de Half Life, à direita. O pequeno cano espetado no cadável com uma válvula (Valve) parece confirmar a referência. Honestamente, é mais remoto que as restantes curiosidades que apresentamos aqui.
“Clicker” de The Last of Us
O célebre jogo da Naughty Dog recebe uma merecida homenagem durante uma missão secundária chamada “The Bunker” em que temos de entrar num edifício que nos parece demasiado com o hospital da última missão de The Last of Us. Quando abrimos uma porta para uma divisão com uma sinistra luz vermelha, eis que surge, não um zombie mas um “clicker”, os infectados do jogo da Playstation. Ao matá-lo, recebemos um upgrade de arma com o mesmo nome.
Caverna de Loot de Destiny
A célebre caverna de loot (saque) do jogo Destiny, um famigerado local em que os jogadores se dedicavam ao “farming”, também teve direito a aparecer em Dying Light. Assim que encontramos a caverna, aparece uma mensagem “Your destiny is to become legend. Obtain more loot!” (“O vosso Destino é tornarem-se lendas. Obtenham mais loot!”). Então os zombies aparecem continuamente, tal como os coitados dos inimigos no Cosmodrome de Destiny. Mas, ao fim de um tempo, uma nova mensagem aparece a dizer “Enough! Patch 1.0.2 has been released! Do more quests!” (“Já chega! A Patch 1.0.2 foi lançada! Façam mais missões!”), uma clara alusão à correcção apressada da Bungie para esta famosa caverna. Boa jogada Techland.
Nível de Super Mario
O célebre canalizador teve direito a homenagem com um nível secreto inteiro que podemos aceder numa chaminé específica no mapa. Mas ao invés de jogarmos esse nível alusivo a Super Mario Bros. de lado, jogamos na primeira pessoa, com os sons muito parecidos e música a fazer lembrar os bons tempos da NES. Usamos o parkour para saltar pelos canos ou plataformas e encontramos Goombas zombie e outros inimigos pelo meio. E olhem que é muito divertido!
Nível de Plants Vs Zombies
Depois de perder algum tempo a fazer zipline numa das missões do jogo, chegamos a umas escarpas para apanhar uma planta solitária, novamente somos transportados para um outro nível secreto que faz alusão ao famoso jogo da PopCap, Plants Vs Zombies. Infelizmente, este nível não é interactivo, mas podemos ajudar as plantas aniquilando os zombies que até têm um cone de trânsito na cabeça como no jogo que este nível homenageia.
Todos os vídeos acima pertencem ao utilizador de Youtube: xGarbett.
Além destas óbvias, encontrámos algumas referências interessantes. Por exemplo, os mortos-vivos neste jogo são chamados de “zombies”, como é normal, mas numa situação em que confrontamos bandidos de Rais, um deles chama-os de “Walkers“, uma clara alusão à famosa série de TV The Walking Dead que dá esse nome aos mortos-vivos, em vez do vulgar “zombies”. Há também armas com nomes sugestivos, como uma espada Excalibur (chamada EXPcalibur) cravada num cadáver numa ilha remota. Provavelmente, ainda nos falta descobrir mais!
E vocês, já jogaram Dying Light? Encontraram outros Easter Eggs que queiram partilhar?
Comentários