Experimentámos os Amiibos da Nintendo

AmiibosWASD

Os Skylanders foram os principais “culpados” desta febre de figuras coleccionáveis que funcionam como uma espécie de DLC físico. Por haverem figuras menos comuns, raras e até edições limitadas, acabam por se tornar viciantes e, claro, dispendiosas. A verdade é que esta ideia funciona muito bem, principalmente porque os mais pequenos desejam-nas mais do que um Action-Man.

A Disney viu o potencial da ideia e não quis ficar de fora, principalmente porque possui as licenças das míticas personagens que fizeram (e fazem) parte da infância de muitos de nós. O resultado não podia ser melhor e hoje já encontramos nas lojas a segunda versão de Disney Infinity, agora também com personagens da Marvel. E quando chegarem as de Star Wars, será outra febre…

Isto tudo para vos dar um pequeno lamiré sobre a figuras coleccionáveis (que eu considero como DLC físico). Isto porque este mês chega às lojas um novo concorrente: os Amiibos da Nintendo. Teoricamente caem no mesmo género das figuras que mencionei anteriormente, mas
estas funcionam em vários jogos e são capazes de alguns truques. Curiosos? 

Desde o lançamento da Wii U que se ouviam murmúrios sobre umas tais figuras da Nintendo, isto porque o próprio Gamepad possui uma área com NFC (Near Field Communication), a tecnologia usada pelas restantes figuras. Alguns meses passaram e o rumor acabou por ser confirmado. A Nintendo estava, de facto, a fabricar as suas figuras que iriam funcionar sem qualquer tipo de portal, à excepção da actual 3DS, a nova já terá também suporte NFC.

Dependendo do Amiibo, terão vários jogos onde podem podem dar uso a esta componente. Inicialmente terão o Super Smash Bros., compatível com todos os Amiibos. Depois, têm o caso do Link, por exemplo, que será mais tarde compatível com o Hyrule Warriors e certamente com o novo Zelda (ainda sem data de lançamento). Outros jogos que terão compatibilidade com os Amiibos são: Mario Party 10, Mario Kart 8, Captain Toad e Yoshi Woolly World.

Como podem ver, ao contrário das figuras da Disney e dos Skylanders, terão mais do que um jogo onde lhes podem dar uso e outra grande diferença é que não precisam de ter a vossa figura em cima do portal enquanto jogam. Aqui, basta aproximar do gamepad e, assim que for detectado, algo bastante rápido, podem começar a utilizá-la.
No caso do Super Smash Bros., elas funcionam como um género de Memory Card, primeiro para fazer Load da personagem, depois dão-lhe o devido uso e no fim da luta têm novamente de usar a figura para guardar o progresso. Tão simples como aproximar a personagem do comando.

Melhor ainda é que os amiibos “aprendem” a jogar connosco. Podem usar o vosso amiibo como adversário, por exemplo, para o treinar e ao mesmo tempo estão a ensinar os vários truques e como lidar com outras personagens. Mas, como é um assunto que precisa de ser bem explicado, entrarei em mais detalhes com a análise do Super Smash Bros.

A primeira vaga de figuras conta com as mais emblemáticas dos vários franchises da Nintendo, todas elas com grande qualidade de construção, algumas mais detalhadas que outras, mas sempre fieis. Gostei bastante do detalhe do Mario, com a textura da ganga a condizer, mas aquele que mais impressionou foi o Fox. É o amiibo com mais pormenores, como podem constatar pelas fotografias:

Para o mês de Dezembro e a tempo do Natal chega, a segunda vaga de figuras com:

  • Luigi
  • Zelda
  • Cap. Falcon
  • Diddy Kong
  • Pit
  • Little Mac

28 de Novembro, é a data escolhida para o lançamento dos Amiibos por terra Lusitanas e não podia ter sido melhor, visto que o Super Smash Bros (Wii U), chega também no mesmo dia.
Os possuidores da Nintendo 3DS não estão esquecidos, em 2015 a Nintendo irá lançar um portal com NFC para que possam dar uso aos Amiibos no Super Smash Bros da 3DS que já analisámos.

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