Frente-a-frente: Xbox Series X e PlayStation 5
Agora que tanto a Microsoft, como a Sony apresentaram as especificações técnicas das suas próximas consolas, há que colocá-las frente-a-frente para compararmos estes dois importantes projectos. E vamos mais longe que apenas medir forças entre a Xbox Series X e a PlayStation 5, vamos analisar também a visão por detrás destas consolas.
É fácil, numa primeira abordagem, afirmar que há uma consola que se destaca pelo seu superior poder de processamento teórico. Digo “teórico” porque, nesta fase, apenas temos os dados revelados e não há ainda comparações realizadas em ambiente de testes. Isso, só irá acontecer quando ambas as consolas chegarem ao mercado, com diversos sites e grupos especialistas (como a Digital Foundry), com certeza, a realizar ensaios exaustivos.
Mas, sim, olhando somente para os dados em baixo, a consola da Microsoft parece estar uns “furos” acima da rival, pelo menos em capacidade e velocidade do seu hardware interno. Fizemos aqui um pequeno quadro para poderem comparar, ponto-a-ponto, o hardware das consolas. E notarão obviamente uma vantagem a pender para um dos lados.
Xbox Series X | PlayStation 5 | |
Processador Central (CPU) |
AMD Zen 2 com 8 Cores @ 3.8GHz | AMD Zen 2 com 8 Cores @ 3.5GHz (Variável) |
Processador Gráfico (GPU) | Chip Personalizado AMD RDNA 2 com 52 CUs @ 1.825 GHz | Chip Personalizado AMD RDNA 2 com 36 CUs @ 2.230 GHz (Variável) |
Capacidade de Processamento |
12 TFLOPS Anunciados | 10. 3 TFLOPS Anunciados |
Memória | 16 GB GDDR6 @ 10GB a 560GB/s e 6GB a 336GB/s | 16GB GDDR6 @ 448GB/s |
Armazenamento Interno |
Unidade SSD NVMe de 1TB @ 2.4 GB/s | Unidade SSD NVMe de 825GB @ 5.5GB/s |
Unidade Óptica |
Leitor Blu-Ray UHD 4K | Leitor Blu-Ray UHD 4K |
Expansão de Armazenamento |
Cartão de expansão com 1 TB | Slot para unidade SSD NVMe |
Armazenamento Externo |
Suporte para unidades externas USB 3.2 | Suporte para unidades externas USB 3.2 |
Suporte Vídeo |
Até 8K via HDMI 2.1 | Até 8K via HDMI 2.1 |
Suporte Áudio |
Dolby Digital 5.1 e TrueHD com Atmos | “Tempest” 3D Audio |
Como devem calcular, o poder de processamento e a robustez dos sistemas internos, são obviamente proporcionais à capacidade dos produtores de jogos de conseguir extrair todo o “sumo” do hardware. Ainda assim, é inegável a vantagem da Series X contra a PS5. Contudo, como digo sempre, nem só de hardware poderoso é feita uma consola.
Não foi com certeza inocente o anúncio das especificações técnicas da Xbox Series X apenas dias antes da PlayStation 5, quase toldando o anúncio da Sony. E também não foi nada inocente este “espremer” adicional de capacidades da Series X. Nota-se que a Microsoft quis esticar ao máximo a capacidade dos processadores Zen 2 e RDNA 2 da AMD, de modo a conseguir uns valores extra sobre a rival. Assim foi também na anterior geração de consolas, com a Xbox One X a bater a PS4 Pro em capacidades de processamento.
No entanto, como também vimos na anterior geração, a Sony possui uma estratégia algo diferente da Microsoft. E assim será novamente, pelos vistos. Enquanto que Xbox Series X não terá jogos exclusivos no seu arranque, a Sony está a trabalhar exactamente ao contrário, garantindo alguns títulos robustos para puxar pelo seu novo hardware. Também a estratégia da Xbox parece a de apostar mais no streaming de jogos, enquanto que a Sony parece mais focada no mercado de convencional.
Mesmo com um hardware teoricamente inferior, na actual geração a Sony PlayStation ganhou uma hegemonia inquestionável no mercado, tornando-se líder em várias frentes, sobretudo ao nível de produção interna, garantindo alguns títulos da sua chancela nos topos de apreciação e vendas mundiais. E o mesmo deverá acontecer com a PlayStation 5. A consola será bastante mais poderosa que a actual PlayStation 4 Pro e terá muitos jogos para a acompanhar e justificar o investimento, assim como uma promessa de retrocompatibilidade com os melhores jogos actuais.
Enquanto isso, a Xbox Series X terá bastantes jogos não exclusivos de terceiros que, por mais que tirem proveito do poder extra da consola, poderão não justificar o seu investimento. É que temos de pensar com a familiaridade de sistemas e a popularidade das plataformas, que também ditam o número de jogadores activos. Com o arranque do cross-play, torna-se quase irrelevante qual a consola temos para jogar o melhor jogo multi-plataforma do momento. A não ser que seja um título exclusivo e que “venda consolas”. Algo que a Xbox Series X não terá tão depressa.
Resta-nos esperar que estas duas consolas cheguem ao mercado. Ambas estão agendadas para o Natal deste ano. No entanto, dada a conjectura actual, com tantos países em crise e a situação económica dos jogadores tão delicada, é bem possível que estas datas sejam também adiadas. Afinal, sem dinheiro, ninguém compra consolas…
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