Insólito – Cenas quentes de Baldur’s Gate III geram banimentos na Xbox

BG3sex (3)

Não bastava o erro crónico com os savegames, a vida de Baldur’s Gate III nas consolas Xbox não está fácil. Agora, jogadores estão a ser banidos por causa das cenas mais quentes em jogo automaticamente partilhadas.

Não é segredo que Baldur’s Gate III é um jogo… vá lá… consciente da sua sexualidade. É indiscutivelmente uma das suas maiores atracções, além de todos os outros aspectos positivos do jogo, obviamente. Não só possui cenas claramente de cariz sexual (nunca explícito mas muitas vezes implícito), como possui alguns elementos mais sensíveis, como poder remover a roupa às personagens para deambularem nuas pelo cenário… enfim.

Notem que qualquer utilizador na Xbox está sujeito a este ban, mesmo sem querer. O que está a acontecer é que se gravarem essas cenas mais, digamos, “exóticas” de Baldur’s Gate III, há uma probabilidade muito forte da vossa conta ser banida. Ao que parece, não basta gravar as cenas picantes na consola, o risco acontece ao tentarem partilhar os vídeos ou quando são enviados para a nuvem. A questão aqui é que, por defeito, todos os clips gravados na consola são enviados para o servidor, por isso, todos estão sujeitos.

O alerta foi dado no subreddit do jogo, com um utilizador a dar conta que os clips que tinha gravado com as personagens despidas e que tinham sido envidados para o servidor para partilha, tinham sido todos bloqueados e a sua conta Xbox banida de jogar online por um ano. OK! Convenhamos que o utilizador gravou vários clips diferentes aparentemente com o mesmo conteúdo mas não vamos analisar a sua maturidade em insistir em gravar tantos clips com nudez.

Entretanto, os Larian Studios e a Microsoft já estão a trabalhar para identificar e reverter a situação para estes utilizadores banidos. Segundo o director de publicação da Larian, Michael Douse, via X/Twitter já estão a haver “discussões” com a Microsoft para rever a questão, descrevendo a situação como “irritante e chata”. O que é claramente um eufemismo para quem durante um ano não pode jogar online ou gravar mais clips de jogabilidade.

O que está aqui em causa é, não só o automatismo de enviar os clips gravados para o servidor (e ficar assim sujeito ao escrutínio da Xbox) mas também a possibilidade de o fazer em qualquer momento do jogo sem bloqueios. Noutras plataformas (como na PlayStation), em determinados jogos algumas cenas são bloqueadas de fazer clips de vídeo ou capturas de imagem, evitando este tipo de situação. Por outro lado, o envio de clips gravados para o servidor não deveria acontecer sem o utilizador deliberadamente o autorizar.

Como já dissemos, a sexualidade de Baldur’s Gate III está bem patente em todo o jogo. Não é que a Xbox fosse “apanhada de surpresa”. Mesmo que fosse, faz parte do jogo e era preciso ter isso em conta antes de banir jogadores só por gravar clips. Por outro lado, este não é o primeiro jogo a apresentar nudez sem rodeios, como não será o último, a não ser que seja algo deliberadamente rude, devia haver alguma prudência.

Também é discutível se as cenas consideradas mais sensíveis em jogo são assim tão sexualizadas. Tirando a óbvia nudez latente, não é que seja propriamente ofensivas. A comunidade tem também as infames “sex speedruns” para conseguir uma relação com uma personagem no menor tempo possível e é normal que queiram gravar isso para a posteridade. Talvez não o devam fazer na Xbox, pelo menos por agora.

Comentários

Comentários