Insólito – Espectadores invadem palco do Opening Night Live 2023
Pela segunda vez, alguém decide invadir o palco num evento organizado por Geoff Keighley, para ser prontamente removido do palco pelos seguranças. Desta vez, foi no Opening Night Live da Gamescom 2023.
Seria de esperar que, depois da invasão que aconteceu no ano passado durante os The Game Awards 2022, a produção destes eventos redobrasse a atenção no que respeita à audiência. Nessa altura, um jovem subiu ao palco a meio da cerimónia de atribuição de um prémio para pronunciar um bizarro discurso envolvendo o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton. O jovem foi preso mas ainda hoje não dá para perceber como foi isto possível.
Muda o ano, muda o evento, não muda a invasão oportunista. Desta vez, porém, os invasores não tiveram muito tempo de antena. Tudo aconteceu depois de um momento musical relacionado com Starfield, instantes antes do director do jogo Todd Howard ser apresentado em palco. Subitamente, alguém da audiência corre para o palco e tenta interromper Geoff Keighley. Recordem o momento aqui (clip recortado da transmissão total).
O invasor surge nas imagens vestindo uma camisola a dizer “Austin 3:16” (uma referência a um “meme” criado pelo wrestler da WWE, Steve Austin, via Sportskeeda) e a gritar qualquer coisa parcialmente inaudível. Keighley, por sua vez, manteve a compostura nestes insólitos 15 segundos de demência, afastando-se e segurando o microfone, dizendo que era algo desapontador, talvez recordando que esta era a segunda vez que acontecia num evento seu.
Não se percebe bem o que foi dito pelo invasor mas foi algo relacionado com GTA6, o próximo título da Rockstar Games que não esteve presente neste evento. Tudo leva a crer que não foi mesmo algo “activista” ou de alguma forma reivindicativo. Foi provavelmente apenas uma “prank” bastante tola para tentar angariar audiência para algum youtuber desesperado ao algo parecido.
Porque é que dizemos isto? Porque, embora não apareça nas imagens, outro invasor estava também no palco, este outro vestindo uma camisola a promover uma página de TikTok e Youtube. Para sua infelicidade, porém, a promoção “caiu em saco roto” porque, provavelmente, vocês nem se aperceberam da existência deste segundo elemento, porque quase não aparece nas imagens.
Também não é a primeira vez que este mesmo indivíduo na imagem surge num evento em directo para gritar palermices sobre GTA6. Há dois anos, surgiu a meio de um programa na televisão Alemã a perguntar “onde estava GTA6 e Vice City”. Pelos vistos é este o seu “modus operandi”, claramente alguém a precisar de alguma medicação. O copo de água lançado à sua cabeça, infelizmente, não chegou.
No ONL, o público não lançou copos de água mas reagiu com apupos aos invasores que, de facto, quase estragaram a festa para todos os presentes e para os milhões a assistir online. Isto, porque subiram ao palco apenas “armados” com as suas t-shirts e muita falta de senso, podia ter sido bem pior se levassem “algo mais” consigo.
É “desapontador”, realmente, “triste” também como disse Keighley. Esta deveria ser uma noite especial para a comunidade de gaming, para os produtores e para os próprios média. Contudo, vivemos numa era de “audiências a todo o custo”, em que a irreverência parece uma “carta branca” para fazer quase tudo sem regras nem bom senso.
O evento decorreu depois sem quaisquer problemas mas, quanto a nós, o mal está feito. Este tipo de incidentes podem levar a medidas mais restritivas em eventos desta escala e em directo. É bem possível até que, se se tornar algo recorrente, se voltem a fazer eventos à porta fechada ou apenas para convidados.
Tudo porque alguém precisa de “hits” para os seus vídeos insignificantes e sem nexo, feitos para crianças de 14 anos.
Comentários