Insólito – Fabricante com ordem da Sony para destruir merchandise

The-Last-of-Us

Entre as várias marcas de merchandise, deverão conhecer a Gaming Heads. Recentemente, conceberam estátua para vários jogos PlayStation. Contudo a empresa terá ordenado a destruição de todo o stock.

Entre as várias estatuetas criadas para a marca da Sony, a empresa criou figuras e dioramas de personagens de jogos como The Last of Us, God of War ou Ratchet & Clank. A empresa concebeu mesmo estatuetas que figuraram em edições especiais de alguns destes jogos, uma licença obviamente muito popular entre os jogadores.

Contudo, algo aconteceu entre a Gaming Heads e a SIE, porque, não só as várias marcas da Sony desapareceram no seu site (com excepção de uma estátua exclusiva de Sly Cooper e um busto de Kratos), como ao entrar no mesmo somos confrontados com uma estranha “carta aberta” em que a empresa explica o que aconteceu. Ou melhor, tenta explicar.

Segundo o comunicado, que parece ter sido escrito com alguma emoção à mistura, a Sony ordenou a destruição de todo o stock de produtos licenciados PlayStation fabricados por si, inclusive itens em pré-encomenda, que incluíam um diorama de Ellie e Joel em The Last of Us, uma estátua de Bloodborne, outra de Ratchet & Clank e outros itens em pré-produção. Pior, a ordem foi aparentemente dada para também destruir itens já pagos pelos clientes da empresa.

O motivo para tal ordem, assim como a remoção de todas as licenças do site não é dado. Aliás, nem a Gaming Heads se presta a explicar o que aconteceu propriamente, se o fim de uma licença, se o culminar de uma divergência entre as partes. Apenas diz que trabalhou com a marca ao longo de 10 anos e que tentaram, sem sucesso, mudar a sua decisão. Uma decisão que a empresa quer deixar bem claro que partiu exclusivamente da Sony. No vazio de explicações, há lugar para especulação.

Que duas empresas decidam rescindir contrato e seguir caminho, é um direito seu, por mais anos que possuem a trabalhar em conjunto. A ordem de destruição de itens em stock não é inédita, já que a empresa licenciadora não quererá que a ex-licenciada lucre após o fim do acordo. Contudo, o que não é muito normal é que também seja dada a ordem de destruição de itens já pagos. Ainda mais se é verdade que a Sony já tinha recebido os royalties das vendas, conforme o comunicado insinua.

O que torna tudo ainda mais insólito é que a Gaming Heads remete à própria Sony a responsabilidade dos reembolsos, dando mesmo o email pessoal da responsável pelas parcerias da Sony, Judy Ward, para todas as reclamações dos clientes. A derradeira farpa é lançada ao slogan da PlayStation “Para os Jogadores” (“For the Players”) que a empresa coloca em dúvida perante esta decisão e desafia a Sony a mostrar que é mesmo o seu apanágio.

Novamente, parece uma comunicação mais emotiva que esclarecedora. Aliás, há aqui algo que não entendemos e que convinha esclarecer. Os clientes encomendaram e pagaram à Gaming Heads o preço total das estátuas ou apenas o valor dos royalties? Mesmo que a empresa tenha pago à Sony esses royalties, não cabe à Gaming Heads reembolsar o valor já pago aos seus próprios clientes? Afinal, a compra propriamente dita não foi feita à Sony. De que vale aos clientes contactar Judy Ward, que nem sequer deverá lidar com estas questões financeiras?

É óbvio que esta divulgação de um email pessoal tem uma intenção mais activista que real gestão de clientes. Este comunicado cria uma imagem feia para as duas partes. Certamente há mais aqui que apenas o que foi dito. Vamos aguardar para ver o que sai daqui.

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