Insólito – Petição quer tornar Starfield exclusivo… da PS5
Numa nova fase da eterna guerra das consolas, alguém não está, de todo, satisfeito com a ideia que a Microsoft e a Bethesda vão lançar Starfield exclusivamente nas consolas Xbox Series X|S e no PC.
Já vimos imensas petições e artigos com “argumentos” sobre jogos e até sobre versões em diferentes plataformas. Que se criasse uma petição para trazer um jogo numa determinada plataforma, não é realmente inédito, quase sempre acabando por nunca acontecer, apesar da melhor as vontades. Uma vez fixadas as plataformas de lançamento, dificilmente serão alteradas, pelo menos não num futuro próximo. Esta é uma realidade imutável, ainda mais nos jogos exclusivos ou de produção interna.
Estando alegadamente há décadas em produção, é bem possível que Starfield estivesse algures no tempo também planeado para as consolas PlayStation. Em 2020, porém, mudou muita coisa no seio da Bethesda. A sua casa-mãe Zenimax foi adquirida pela Microsoft e, embora alguns projectos já previstos ou numa fase avançada acabassem por chegar à PlayStation, outros foram, digamos, reorientados.
Vários títulos foram anunciados desde o início como exclusivos das consolas Xbox, desde então, alguns ainda no “limbo” mas claramente a preparar-se para ser também um exclusivo. Embora a primeira vez que ouvimos falar de Starfield não tivessem sido mencionadas as plataformas, desde cedo que a produção deixou claro que só as consolas Xbox e o PC seriam contemplados. Ninguém se sentiu enganado, Starfield dificilmente chegaria às consolas PlayStation.
Só que um grupo de jogadores não se conformou. Até à hora deste artigo, estamos na dúvida se isto não passa de alguma brincadeira elaborada, de alguém com um sentido de humor muito próprio. Ou então, parece ser algo que alguém com enormes ilusões poderia criar. Os mais de 1000 assinantes da petição ‘Make Starfield a PS5 EXCLUSIVE!!!!’ parecem muito focados na sua missão em fazer deste jogo um exclusivo PS5.
Sim, leram bem, os assinantes desta petição no site Change.org não querem apenas que o jogo seja lançado na PlayStation 5, o que só por si seria já caricato, querem mesmo que seja um exclusivo desta plataforma. Na categoria “petições sem qualquer hipótese de serem concretizadas”, concordarão que esta leva o prémio maior.
Há hora deste artigo, já 1225 pessoas assinaram esta petição, não sabendo bem se apenas querem ver onde vai parar ou se possuem mesmo um interesse legítimo no seu conteúdo. O texto e os fundamentos usados são igualmente caricatos, envolvendo mesmo insultos a vários youtubers e ao próprio Phil Spencer (chamando-o de Pill Dispenser), entre outras pérolas cuja leitura vale bem a pena pelo tom cómico… ou, pelo contrário, pelo tom sério mal interpretado por nós.
Duvidamos profundamente que isto vá algum lado ou gere algum tipo de reacção da Microsoft, da Bethesda ou até da PlayStation. O mais provável que caia no esquecimento ou, pelo contrário, ganhe tracção e o site Change.org seja obrigado a fechá-la antes de um óbvio embaraço.
Starfield está previsto para 6 de Setembro apenas nas consolas Xbox Series X|S e PC.
Comentários