Insólito – Reunião oficial parada por causa de vídeo explícito de Final Fantasy VII
Aconteceu numa reunião do Senado Italiano, durante um normal debate político sobre transparência de informação. Subitamente, os trabalhos foram interrompidos por causa de imagens impróprias relacionadas com Final Fantasy VII.
Ao que parece, tudo não passou de uma brincadeira durante uma reunião com vários intervenientes via chamada online na aplicação Zoom, no passado dia 17 de Janeiro. Quando o Físico Giorgio Parisi estava a ser apresentado, um elemento entrou na sala online e decidiu apresentar um vídeo de animação que mostrava a personagem Tifa Lockhart de Final Fantasy VII em… actos impróprios, digamos assim. O vídeo “hentai” (não oficial) foi de imediato removido mas o som ainda ficou audível por uns segundos.
Pelos motivos óbvios, não iríamos apresentar aqui o vídeo em si. Até porque quase todos os vídeos com imagens explícitas foram rapidamente removidos da Web. Este é um dos links disponíveis que mostram o momento insólito sem realmente mostrar mesmo as imagens impróprias em questão e dá para perceber o embaraço. E também há quem tenha apanhado o momento para a posteridade (felizmente censurado).
Os assaltos a reuniões Zoom foram bastante frequentes há uns meses, especialmente com tanta gente em casa em teletrabalho. A Zoom Inc. terá resolvido o “exploit” que permitia invasões de sessões alheias, no que ficou conhecido por “Zoombombing”. Neste caso, embora se tenha falado de “hacking”, parece que alguém terá só aproveitado o facto da organizadora do evento, Maria Mantovani ter partilhado os dados de acesso publicamente, permitindo a infiltração. Não parece ter sido mesmo uma quebra de segurança ou um ataque informático.
Seja como for, a sessão ao vivo estava a ser transmitida em directo em vários locais, inclusive via Facebook e no canal televisivo oficial do Senado Italiano. Assim, milhares de pessoas assistiram ao vivo às imagens impróprias, sem que nada o fizesse prever. Um momento caricato e que mostra que é preciso imenso cuidado com as tecnologias.
Comentários