Insólito – Sony choca ao conduzir carro com comando PlayStation
Antes de mais, vamos com calma. O futuro da condução não deverá passar por um comando de consola… pelo menos, por agora. Na CES 2024, por momentos a Sony chocou o mundo porque todos pensámos no mesmo.
Todos nos lembramos do filme Men in Black II, quando um confuso Agente “K” tenta conduzir um moderno veículo dos MIB usando um comando de uma PlayStation 2 (ligeiramente disfarçado). Não é nada que a internet não tenha já tentado reproduzir e estamos certos que, algures por aí, alguém já o fez na vida real, gerando risos e conversa para a posteridade. Agora, ninguém no seu pleno juízo pensaria que um carro de produção alguma vez pudesse ser conduzido com um DualShock ou DualSense… certo… certo?
A Sony apareceu na CES 2024 para apresentar o seu conceito mais recente, um automóvel cheio de tecnologia criado em parceria com a Honda, o Sony Afeela EV. O automóvel está repleto de características e funcionalidades que oscilam entre o curioso e o realmente útil. Entre painéis que podem ser personalizados com recurso a ferramentas criadas com Unreal Engine 5, tem um assistente virtual de IA, um design moderno e até algumas funcionalidades de apoio à condução. Mas, o que deixou a audiência perplexa foi a forma como o carro entrou no palco. Ora confiram no vídeo em baixo (via canal @YouCarTV):
O carro em si é um showcase impressionante de tecnologia, que pode muito bem representar o futuro do automóvel inteligente. O conceito é fantástico, sem dúvida. Agora, se o design é consensual, se a produção é sustentável ou se alguma vez teremos dinheiro para comprar tanta tecnologia, é algo para discutir em paralelo. Mas, por favor foquem-se no facto do apresentador conduzí-lo com um comando DualSense de uma PlayStation 5. Esse futuro está aqui e é algo assustador.
Não sabemos o alcance nem o limite de utilização do comando com o carro. Outros veículos modernos, como alguns Tesla, já permitem que o utilizador possa realizar pequenas manobras remotamente com o carro, por exemplo para o ajustar para a frente ou para trás. Há também veículos de locomoção autónoma que podem viajar distâncias consideráveis. Agora, nada disso é realmente uma “gamificação” da condução como vemos acima. Entre o sorriso de nos lembrarmos de MIB 2, há alguma apreensão na forma como isto poderá ser explorado. E se Elon Musk nunca conseguiu ultrapassar as autoridades no que toca à condução remota, também aqui a Sony e a Honda terão muito para provar.
Não será amanhã que estamos a sair do cinema e, em vez de irmos buscar o carro no piso -3 do centro comercial, conduzimo-lo até nós. Contudo, a história do automóvel está a mudar a olhos vistos, tornando-o cada vez menos “hands-on”, já substituindo o condutor em vários momentos. Vamos mesmo um dia controlar o carro como se fosse uma sessão de Gran Turismo 7?
Ironicamente, o carro poderá ter mais autonomia de bateria que o próprio comando DualSense actual… E se for o DualSense Edge, é melhor apanharem o autocarro.
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