Insólito – Sony coloca à venda merchandise de… Concord

2024-09-13 15_17_53-Concord Logo Tee _ PlayStation Gear – Opera

Alguém mande um email à loja norte-americana da PlayStation Gear. Por qualquer motivo, a loja começou recentemente a vender artigos de merchandise de Concord, um jogo recentemente cancelado pela própria Sony.

É mesmo verdade, malta da PS Gear. Depois de muito marketing e um enorme desejo de entregar à marca PlayStation o seu primeiro grande shooter online “como serviço”, Concord nem um mês durou nas prateleiras, sendo cancelado e emitidos reembolsos das edições digitais e físicas. Como deixámos bem claro na nossa análise, Concord não nos surpreendeu positivamente, resultando num arranque aparentemente fraco e em vendas aquém do desejável. A única coisa que nos surpreendeu foi a rapidez da Sony a tomar a decisão de “puxar a ficha” do jogo.

Então, subitamente, desde ontem (e até à hora deste artigo) que a loja digital Americana está a vender pré-encomendas de “merch” deste jogo defunto. Pode ter sido apenas mau timing, já que, possivelmente, estes artigos estiveram em produção até agora e estariam algo “atrasados”, seja por uma falha na sua produção, ou um propositado adiamento para aproveitar algum momento posterior ao lançamento. Seja lá qual foi o motivo, o timing é incrivelmente errado para a PlayStation Gear começar a vender t-shirts, camisolas, gorros ou canecas baseadas num jogo que desapontou e ainda pior é que foi sumariamente cancelado.

Ao que parece, o hoodie (acima) é o mais vendido desta linha. Por uns módicos 59,95$ Dólares, podem carregar o logótipo de um jogo que não podem jogar, como uma triste memória de um evento efémero. Há quem defenda o “valor” destes produtos, que poderão ser revendidos a preços elevados quando o stock escoar. De facto, há quem coleccione este tipo de artefactos de projectos que já não existem mas temos dúvidas se este é um bom investimento.

Por outro lado, nas reacções a esta revelação estão por lá também os optimistas. Apesar do cancelamento apressado e dos reembolsos sem restrições deste título, há quem pense que, com estes artigos, a Sony poderá estar a insinuar que o jogo não foi realmente abandonado, que a franquia permanece e que um regresso “rejuvenescido” é agora ainda mais “provado”. Há que ser positivo, sem dúvida. Então, porque é que só está disponível especificamente na loja Americana? Será porque alguém quer escoar stock rapidamente depois de um elevado investimento?

Obviamente, apesar do tom algo “fora da realidade” de vender estes produtos agora que o jogo foi cancelado, é só mesmo uma situação caricata para a marca, mais por causa do timing. Se estivessem à venda antes ou durantes o curtos dias de vida do jogo, nem seria notícia, mesmo que permanecessem à venda depois do cancelamento. Não deixam de ser artigos premium com a sua qualidade e, lá está, ninguém é obrigado a comprá-los.

Só um à parte, a PlayStation Gear não está disponível em todos os países, incluindo Portugal que não tem uma versão sua. É aliás curioso que também não está disponível em nenhum país asiático, como o próprio país de origem da marca, o Japão. Está apenas em alguns países seleccionados como EUA, Canadá, Reino Unido ou Alemanha e, por qualquer, motivo, em quase toda a América do Sul mas não no Brasil. Certamente será uma questão mais de licenças e logística mas não deixa de ser curioso.

Comentários

Comentários