Insólito – Uma bizarra transmissão de jogo para propaganda Russa

heartsofiron4banner2

A guerra Russo-Ucraniana tem motivado várias acções, por vezes polémicas, de apoio ou repúdio pela acção militar. Mas, talvez nada nos preparasse para o que um jogador Russo fez com Hearts of Iron IV.

Tudo se passou no último fim-de-semana, quando um jogador que se intitula de GrishaPutin fez uma transmissão ao vivo na plataforma VKontakte a jogar o já mencionado título de estratégia da Segunda Guerra Mundial. Contudo, este jogador Russo fê-lo da forma mais bizarra que podemos imaginar.

Não só Hearts of Iron IV (um jogo de 2016) estava profundamente modificado para representar as forças Russas contra a NATO na era moderna, como o jogador de 16 anos se apresentou vestido com um uniforme completo do Exército Russo, onde nem faltou a bandeira e o infame “Z”. Mas a bizarria não terminou aí, porque o jogador estava ao vivo nos (vazios) escritórios do tristemente conhecido grupo mercenário Wagner.

Além de acusado de apoiar o regime Russo como “tropas de choque” na Ucrânia e em outros países, o grupo Wagner é composto por soldados mercenários que operam “além da lei”, incluindo presidiários a quem é prometida liberdade em troca de servirem em combate. É também um grupo várias vezes acusado de crimes de guerra por múltiplas organizações. Os seus escritórios, sem dúvida não são o palco ideal para livestreams.

Independentemente da visão política ou militarista do jovem jogador, tudo nesta história está errado. Segundo o site PC Gamer, GrishaPutin foi um elemento activo no streaming internacional tendo feito parcerias com outros streamers populares. Contudo, desde o início do conflito que tem mostrado posições extremistas e, por isso, tem sido isolado dos demais jogadores.

O que está aqui em causa nem é o apoio evidente ao regime Russo e a sua guerra. Nem sequer se pode dizer que houvesse alguma mensagem clara de teor político. Tudo parece ter sido um mero desafio, uma provocação de um rapaz alimentado por ideais patrióticos. O que é negativo é usar uma plataforma popular para transmitir propaganda claramente a apontar aos mais jovens, numa promoção do infame grupo mercenário, mesmo que tenha sido de forma indirecta.

Quanto à produtora e editora de Hearts of Iron IV, a Paradox Interactive, obviamente tentou mover-se no terreno para impedir a transmissão, logo que se tornou viral. Contudo, tendo já sido banido do Twitch, GrishaPutin estava a transmitir na tal plataforma Russa e, por isso, fora do alcance da produtora para tentar travar o sucedido. É preciso voltar a frisar que o jogo usado estava profundamente modificado e não representa o trabalho original da Paradox.

Comentários

Comentários