Lisboa Games Week – Apresentação LittleBig Planet 3

LBP3-LisboaGamesWeek

A Sony Computer Entertainment Portugal decidiu aproveitar o evento Lisboa Games Week para apresentar o jogo LittleBig Planet 3, quase, quase a chegar para a Playstation 3 e Playstation 4. No palco da apresentação, estiveram dois produtores e um designer numa divertida demonstração das novidades do novo jogo do Sackboy! 

O evento foi quase reservado aos jornalistas e convidados, visto ter-se passado num período de relativa inactividade da LBW, ao início da tarde de Sexta-Feira. O palco foi montado mesmo no meio do pavilhão e não passou despercebido o enorme anúncio ao jogo. Finalmente, Filipe Marques, gestor de marketing digital da SCE em Portugal introduz a apresentação e apresenta os convidados.

Tom O’Connor, o produtor-sénior da Sony XDev foi o primeiro a falar das novidades de LBP3. Para começar, três novas personagens juntam-se a Sackboy: Swoop, uma espécie de pássaro com capacidade de voar e agarrar tanto objectos como personagens, Oddsock, uma espécie de cão que pode correr e saltar por paredes e o carismático Toggle que pode alterar de tamanho, pode por exemplo ficar mais pequeno para caber em locais mais exíguos e quando fica gigante é pesado o suficiente para activar as plataformas. Estas novas criaturas permitem criar novas dinâmicas de movimento e resolução de puzzles. Pode ser preciso, por exemplo, usar a velocidade de Oddsock para saltar paredes ou ainda recorrer a Toggle para atravessar passagens mais estreitas.

Tom falou ainda de outras habilidades como a capacidade de subir paredes por meio de escadas ou heras, novas armas como a “pumpinator” que permite bombear ar para afastar objectos, novas interacções como os portais que tele-transportam as personagens e dezenas de novas ferramentas para criar cenários.

Depois, foi a vez de David Dino, designer da produtora Sumo Digital e da divertida Sarah Wellock, a responsável pela comunidade (Community Strategist), também da Sony XDev, subirem ao palco para finalmente demonstrar as novas capacidades de Little Big Planet 3. Um especial destaque para a interacção a dois jogadores com o uso de portais de teleporte e recorrendo às habilidades únicas de cada personagem. Também ficou evidente que as novas camadas tridimensionais (até 16) permitem uma maior profundidade aos níveis. E, claro, jogar LBP continua a ser muito mais divertido com amigos.

Sarah voltou depois ao palco para falar das capacidades sociais e de criação do jogo, uma constante na série. É uma boa notícia saber que todos os mapas criados, assim como todos os DLC adquiridos desde o primeiro LBP são inteiramente compatíveis com o novo jogo. São mais de 9 milhões de níveis criados na comunidade, não é algo a desconsiderar. Sarah falou de 42 milhões de horas gastas a jogar entre toda a comunidade, e é portanto natural que todas essas horas não possam ser desperdiçadas num novo jogo.

E quando quisermos partilhar o que fazemos, além de ter sido confirmada a compatibilidade com o novo serviço Share Play, recentemente estreado na PS4, agora é possível criar autênticos filmes dentro do jogo, não só como partilha de feitos, mas também como apresentação dos níveis criados por nós.

Com data de lançamento marcada para dia 26 de Novembro, Little Big Planet é a primeira aposta da Sony nesta série depois da Media Molecule ter criado este fantástico mundo e ter dado uma nova mascote à Playstation. Ao que nos parece, o legado está bem entregue à Sony XDev e à Sumo Digital. Estão ansiosos? É que na feira, LBP3 esteve disponível em antevisão e o WASD não conseguia sair de lá…

Comentários

Comentários