Milhões de jogadores unem-se para chegar ao fim de Pokémon
O Twitch, um serviço conhecido por fazer maioritariamente live stream de vídeo jogos, fez uma experiência que acabou por resultar na nova tendência da Internet. Para terem uma noção, enquanto escrevo este texto, estão 21,120 pessoas a tentar retirar o protagonista de Pokémon de uma casa tudo através do chat do site. À primeira vista, Twitch Plays Pokémon é uma confusão ao mais alto nível, mas é a novidade do momento que leva milhões de curiosos a entrar e participar.
Caso não estejam a par do que se passa, eu vou explicar como tudo funciona: Twitch Plays Pokemon é um live stream com o Pokemon Crystal do GameBoy Color alterado para aceitar comandos através do chat. Ou seja, ao digitar os diversos comandos do GameBoy como A, B, Left, Right e por aí em diante, o Twitch encarrega-se de levar esses comandos para o jogo.
Esta funcionalidade parece interessante e inovadora, mas assim que atinge um elevado número de participantes torna-se num caos e muitas vezes acaba com o treinador preso no mesmo sítio durante um bom bocado. Para contornar esta situação a rapaziada do Twitch criou um tweak interessante, os participantes podem escrever “Anarchy” ou “Democracy” no chat para dar o seu voto. Se anarchy tiver votos suficientes mantém-se o caos com o Twitch a tentar responder aos milhões de comandos que são enviados por segundo. Se democracy tiver mais votos, os comandos entram numa espécie de lista de espera que, de 10 em 10 segundos usa o comando mais escolhido.
Twitch Plays Pokemon é absurdo tendo em conta que se torna quase “injogável”, mas ao mesmo tempo é divertido. Talvez pela sua ideia original e este não é o primeiro playthrough da comunidade. O primeiro Pokémon em todo o seu esplendor a preto e branco chegou ao fim, depois de 16 dias, 1,165,140 jogadores e com cerca de 122 milhões de comandos enviados. O jogo foi de tal forma bem recebido que o Twitch teve de fazer alterações nos servidores para conseguir responder a tanto tráfego que chegou a atingir os 9 milhões de pessoas.
O que estás à espera? Salta para dentro do Twitch e começa a jogar!
Fonte das estatísticas: Twitch
Comentários