Os Exclusivos PS3 que deves jogar antes que a PS4 chegue

Top10PS3-WASD

Com a chegada da Playstation 4 no final deste mês, a redacção do WASD juntou-se e, após horas de incessante discussão, reuniu para vocês os dez jogos exclusivos da Playstation 3 que devem jogar antes que a próxima geração se instale e a actual passe a figurar nos cadernos de História dos Videojogos.

Com certeza que ninguém vai enterrar a Playstation 3 no quintal no dia 29 de Novembro mas, depois desta data, a tua consola vai perder muita da piada que tinha até então. Os novos gráficos, as novas funcionalidades, os novos exclusivos vão todos eles ser factores que terás em conta quando decidires que consola vais ligar quando chegas a casa do trabalho.

Não obstante e porque um mês ainda é muito tempo, aqui fica o top 10 dos exclusivos da PS3:

10 – Ni No Kuni: Wrath of the White Witch

“Ni No Kuni: Wrath of the White Witch está repleto daquela sensação nostálgica que todos os fãs dos RPG’s japoneses mereciam há já alguns anos. Se gostas do género e de todos os clichés que o acompanham faz um favor a ti próprio e não percas este jogo. Ni No Kuni não é perfeito mas mostra o futuro do género ou, pelo menos, o lugar de onde nunca deveria ter saído.” in Análise WASD

9 – Heavy Rain

Heavy Rain é um daqueles jogos que te agarra desde o momento inicial e, por muito que te esforces, não o consegues largar. Este jogo, que mais parece um filme, conta uma narrativa dramática que se modela consoante as tuas decisões e que se transforma numa experiência incrivelmente pessoal. Não jogar Heavy Rain devia ser considerado, num qualquer livro de mandamentos religiosos do jogador de Playstation 3, um pecado capital.

8 – Demon’s Souls

Em tempos idos, os jogos obrigavam os seus jogadores a aprimorar as técnicas se queriam completar os seus desafios e alcançar o objectivo final. Demon’s Souls trouxe de volta essa mística dos jogos antigos e convidou jogadores pelo mundo fora a entrar numa aventura difícil, sim, mas que recompensa pela qualidade do conteúdo que coloca à nossa disposição. Sobretudo nas boss fights de uma qualidade que só se voltou a ver novamente em Dark Souls, também da From Software.
https://www.youtube.com/watch?v=sVxeiLxVajc

7 – Little Big Planet

Little Big Planet é um daqueles jogos cujo sucesso estava, no seu lançamento, incrivelmente dependente da capacidade da comunidade em recriá-lo, usando e abusando das suas ferramentas. Felizmente para a Media Molecule, LBP foi um enorme sucesso e a comunidade abraçou o jogo e criou conteúdo como se não houvesse amanhã. LBP não é um jogo para todos mas se, porventura, tens um programador escondido dentro de ti e não tens tempo para aprender a linguagem C++, este poderá ser o jogo indicado para passares este último mês até ao lançamento da nova geração de consolas.

6 -Journey

“Para um jogo em que nenhuma palavra é escrita ou dita, para um jogo que nem o nome das personagens sabemos, nem de que planeta sequer se trata, é um título impressionante. Uma lufada de ar fresco nos clichés dos jogos modernos. Um convite a pensar e a apreciar. Não fosse a necessidade de pegar no comando e jogar mesmo, subir plataformas e chegar à tal montanha, bastava-nos relaxar e olhar para o jogo como um bom quadro vivo. É uma peça de arte, daquelas raras. E vale cada cêntimo na PSN.” in Análise WASD

5 – Killzone 2

A invasão do planeta Helghan, numa luta incessante contra a ditadura dos Helghast, fica na memória dos jogadores da Playstation 3 como um dos momentos mais marcantes da história da consola. Embora sem alcançar a glória a nível gráfico que todos esperávamos depois de ver o trailer CGI antes do lançamento, Killzone 2 não desapontou, é uma referência no género FPS e é um dos jogos que tens obrigatoriamente de passar antes do lançamento da Playstation 4 até porque com o seu lançamento chega mais um episódio da franchise: Killzone: Shadow Fall.
https://www.youtube.com/watch?v=OEOFvsOFhJM

4 – God of War 3

A raiva de Kratos contra aqueles que tentaram moldar o seu destino e deturpar-lhe a visão é incontrolável. A vingança de Kratos contra os deuses do Olimpo acontece em God of War 3 e ninguém o parará. Se jogaste aos dois primeiros jogos da saga este terceiro jogo é incontornável. Se não jogaste nenhum, não deixes mesmo assim de jogar a batalha final deste espartano contra o poder de Zeus, digna de uma epopeia clássica ao bom estilo de Homero.
https://www.youtube.com/watch?v=Hiieqlgbn2c

3 – Uncharted 2: Among Thieves

Uma aventura de deixar cair o queixo com sequências de acção fenomenais e com muito poucas falhas a apontar. O segundo capítulo da história de Nathan Drake, que graças a este jogo se tornou um ícone dos jogos de aventura, tem detalhes fantásticos e qualquer pessoa com uma PS3 tem de ter obrigatoriamente passado por este jogo e pela sua narrativa frenética. Uncharted 2: Among Thieves é uma das referências desta geração de consolas.
https://www.youtube.com/watch?v=GUPAyGWKd6c

2 – Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

A capacidade de Hideo Kojima para criar narrativas complexamente cativantes ficou mais uma vez provada quando MGS4 foi lançado. A emoção que este jogo carregava só é suplantada pelas expectativas que os fãs da série tinham antes do seu lançamento. Kojima não desapontou e criou umas das experiências que mais enche as medidas a quem gosta de jogar um bom jogo sem descurar a pitada necessária de nostalgia que a série merece. Metal Gear Solid 4 é uma obra de mestre e, para todos aqueles que conhecem a história de Snake, é um jogo incontornável na PS3.

1 – The Last of Us

“The Last of us é um jogo com uma narrativa muito bem escrita, linguagem forte, violento e cruel. Asseguro-vos que toda esta jornada, que pode durar pelo menos 14 horas, não irá desapontar.
Mesmo quando pensei que iria acontecer algo, acabou por acontecer totalmente o oposto. Aviso já que tanto o início como o fim do jogo são um turbilhão de sentimentos. Um must-have para qualquer possuidor de PlayStation 3!” in Análise WASD

Se falhaste algum destes jogos ainda vais a tempo de experimentar. Se achas que falta algum exclusivo essencial da tua lista, deixa o teu comentário em baixo.

Comentários

Comentários