Artigo: Os infames “ecrãs negros” da PlayStation 4 Pro

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Certamente já leram a nossa opinião acerca da PlayStation 4 Pro. Uma das formas de melhor aproveitar esta consola é adquirindo um televisor ou monitor UHD 4K com HDR. Infelizmente, muitos que possuem esta combinação estão a ter alguns problemas com a consola da Sony.

Basicamente, estamos a falar de um erro recorrente que causa ecrãs negros, com ou sem som, na consola com um televisor UHD. Existem três tipos de erros possíveis: Ligar a consola e obter logo um ecrã negro sem som e nunca conseguir usá-la, ligar a consola e ter ecrãs negros com som de forma esporádica ou jogar por alguns minutos e obter um ecrã negro sem som abruptamente. Nos dois últimos casos, reiniciar a consola parece resolver temporariamente o problema, no primeiro, não há nenhuma solução imediata.

Nem todos os jogadores irão experimentar o erro de forma frequente, alguns ainda nem sequer tiveram problemas. Não tem a ver nem com diferentes cabos HDMI (recomenda-se cabos 2.0 Hi Speed preparados para 4K), nem com modelos de televisão, uma vez que o problema subsiste em várias marcas e modelos diferentes (Samsung, LG, Sharp, Phillips, etc). A questão parece mesmo estar no hardware da consola PS4 Pro, ou pelo menos, no seu firmware.

Aqui no WASD, com um televisor da marca LG temos frequentes ecrãs negros no arranque que se solucionam com um reinício. Contudo, também já tivemos um ecrã negro repentino a meio de um jogo, bloqueando a consola e o comando. Conversando com outros amigos e colegas, chegamos à conclusão que o problema é geral. Há até relatos de televisores que nem reconhecem o sinal da PS4 Pro, o que ainda evidencia mais um possível problema de firmware da consola.

Em diversos sites como o NeoGAF ou Reddit e até no Fórum Oficial PlayStation, temos visto queixas e é consenso geral que esta é uma questão relacionada com a consola, possivelmente no protocolo HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection), ou seja, um sistema anti-cópia de imagem embutido no sinal do cabo HDMI.

Uma das medidas para “resolver” esta questão temporariamente é optar por desligar por completo o HDCP ou optar pela versão 1.4 deste protocolo. Esta versão mais antiga, porém, está considerada obsoleta por muitas aplicações como o Netflix e não será possível visionar determinados conteúdos em 4K. Os jogos, porém, parecem correr normalmente. Se tiverem problemas e desejarem experimentar esta correcção temporária, sigam estes passos apresentados no NeoGAF:

  1. Desliguem a consola se estiver ligada.
  2. Certifiquem-se que têm o cabo HDMI 1.4 ou superior ligado na porta do televisor que esteja preparado para 4K 60Hz.
  3. Liguem o Televisor.
  4. Liguem a consola deixando o dedo no botão de energia por 2 segundos até ouvirem dois bips para entrarem em “safe mode”.
  5. Vão ao menu [Definições] > [Definições de reprodução de vídeo] e escolham a opção HDCP 1.4 apenas.
  6. A PS4 Pro irá reiniciar, é possível que ainda não tenham imagem depois do reinício.
  7. Voltem a reiniciar a consola em “safe mode” repetindo o quarto passo.
  8. Optem por uma resolução (sugere-se 1080p) que permita reiniciar a consola com imagem.
  9. Se conseguirem reiniciar a consola, escolham a opção de imagem YUV420 no menu de Definições de Vídeo.
  10. Caso ao reiniciar a consola continuem a não ter imagem, reiniciem em “safe mode” outra vez e coloquem o HDCP em automático.
  11. Reiniciem uma vez mais em “safe mode” e voltem a optar por YUV420.
  12. Repitam estes passos algumas vezes se continuarem a não ter sinal.

Recordamos que esta é uma solução temporária que pode regredir um pouco a qualidade de imagem, uma vez que a consola deixa de funcionar na sua plenitude, forçando um sinal cromático YUV420 em vez do vulgar RGB. Por outro lado, como já explicámos, algumas aplicações que exigem HDCP 2.0 não irão funcionar como pretendido.

Tanto a Sony como os fabricantes de televisores ou monitores terão de lançar uma actualização para o seu hardware de modo a resolver esta questão de forma definitiva. Até lá, iremos monitorizar a situação para vos dar qualquer novidade ou desenvolvimento.

Contactada para uma reacção sobre este problema, a Sony Interactive Entertainment Portugal confirmou que “estão conscientes desta situação” e “encorajam os utilizadores a verificarem primeiro as configurações, firmware ou HDMI da TV”, além de garantir que a televisão em causa “consegue suportar tanto 4K como HDR” e que a consola “está ligada adequadamente”.

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