Os jogos mais esperados na Playstation 4
Estão para chegar muitos e muitos jogos de calibre para a Playstation 4. Alguns irão poder agarrar com força logo no primeiro dia de vida da PS4 em Portugal, já outros, terão de esperar uns meses, ou mesmo uns anos por eles. Mas vou-vos falar dos que mais espero. Há diversos que ficaram de fora, porque a lista seria imensa, acreditem. Esta próxima geração de consolas não se pode queixar da qualidade dos títulos que aí virão. Vamos abrir o apetite com dez jogos que sei que irão fazer mexer a comunidade.
Notem que não há aqui uma ordem de preferência. Apenas tentei colocar por ordem aproximada de lançamento previsto, mas é possível que alguns jogos sofram alterações no lançamento. A lista deve ser lida como uma selecção baseada ou na popularidade ou naquilo que irá trazer. Até porque, como já disse, faltam aqui muitos outros jogos. No fim, poderão encontrar algumas menções de destaque de uns quantos que não figuram na lista original.
Killzone Shadow Fall
Jogo de lançamento e verdadeiro showcase das capacidades da Playstation 4, Killzone: Shadow Fall gosta de se mostrar. Quando jogámos este jogo no lançamento da PS4, no “The Playce”, vimos como cenários gigantescos e milhares de partículas em explosões de paredes não afectam o frame-rate deste jogo. A Guerrilla Studios, como estúdio Sony, tem a obrigação de produzir um jogo que não comprometa a PS4 e apesar de termos jogado apenas a Demo, achamos que cumpre com distinção.
Se gostam de jogos de acção na primeira pessoa repletos de combates próximos, mas também de cenários destrutíveis e momentos de acção em paisagens de cortar a respiração, este é o jogo que devem jogar na PS4. Apesar de outros grandes shooters estarem disponíveis aquando do lançamento (como é o caso de Battlefield 4 e outros), este será o que devem experimentar primeiro, quanto mais não seja para verem até onde a PS4 pode ir… até agora.
FIFA 14
Mais um jogo disponível no lançamento da PS4, FIFA 14 já está disponível noutras plataformas. Este foi outro título que testámos no “The Playce” e devo dizer-vos que é aqui que FIFA 14 reina. Esqueçam lá as versões anteriores. Se querem ver o Cristiano Ronaldo a mandar mais um Hat-Trick na Suécia, é nesta plataforma que o devem fazer. Não só o frame-rate parece muito mais optimizado, como as animações e sobretudo a definição (realmente Full HD) faz-nos crer que estamos a ver o jogo em directo na TV. Depois, é claro que é o melhor simulador de futebol do momento. Não há dúvidas. A Electronic Arts aposta forte em FIFA 14 na PS4 e prova disso é que o lançamento mundial do jogo para PS4 coincide com o lançamento da consola para a Europa e não nos “Estates”… Mas também duvido que os Americanos jogassem futebol em massa.
Notem que o vídeo abaixo contém imagens da PS4 mas também da Xbox One. Infelizmente a EA não nos facultou um vídeo exclusivo com a jogabilidade da Playstation 4 mas fica a ideia dos gráficos da próxima geração.
A Sucker Punch é daquelas empresas que não estagnam… Mesmo depois de largar a personagem Cole McGrath, a série InFamous não pára e chegará à PS4 com InFamous: Second Son, desta vez acompanhando Delsin Rowe e as suas aventuras causadas pelos seus poderes para-normais. Se os dois jogos anteriores que pecaram pela repetição, proporcionaram muitas horas de jogo na PS3, agora o novo InFamous tem uma pesada responsabilidade de ressuscitar a jogabilidade de mundo aberto da série e aliar a isso as novas capacidades da PS4. Conseguirá? É o que queremos ver!
Notem neste trailer apresentado na feira E3, não só as animações e efeitos especiais, como a captura de movimentos e expressões faciais. Não posso também deixar de destacar a banda sonora de Nirvana… Irá estar no jogo final?
Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain
Ai, Hideo, Hideo… Hideo Kojima pregou uma partida aos fãs. Metal Gear Solid 5 é um dos jogos mais esperados de sempre nas consolas da Playstation, sempre privilegiadas com os títulos (semi) exclusivos. Só que, Kojima decidiu lançar em Dezembro deste ano, não o jogo em si, mas apenas um prólogo chamado de “Ground Zeroes” com uma pequena parte do jogo. “The Phantom Pain“, propriamente dito, virá para o ano. As explicações são muitas, mas ninguém me tira da cabeça que é mais uma excentricidade Japonesa. Como todos os jogos desta série foram, aliás… Uma colecção excêntrica de acção furtiva, tecnologia e “rabos de senhoras”…
Metal Gear Solid 5 conta o relato de Naked Snake, ou Big Boss em meados da Guerra Fria. As imagens e jogabilidade que já vi deste jogo, deixam-me sempre a querer enfiar o disco na consola e jogar até à exaustão como fiz com MGS 4. Não é possível explicar, é só ver o vídeo abaixo.
Seria o grande jogo de corridas online da PS4 no arranque. Seria, mas não é. Drive Club acabou adiado pela Sony Computer Entertainment para 2014. Da responsabilidade da Evolution Studios, felizmente que não é uma espécie de Motorstorm (do mesmo estúdio) com Lamborghinis.
Gostava de saber mais sobre Drive Club, além de uns poucos trailers mas parece que a finalidade é ser um jogo social de corridas, um pouco diferente da série Gran Turismo, e mais virado para o online. Pelo que tenho visto e lido sobre o jogo, será mais um grande colosso visual com os veículos de sonho a alta velocidade em corridas improvisadas. Será uma espécie de Need For Speed pré-jogo de arcadas? Que bom que seria, não era?
Destiny é daqueles jogos que só a Bungie poderia trazer. A grande produtora do exclusivo Xbox Halo, vai desafiar tudo o que foi feito até agora no campo do Sci-Fi para nos trazer o magnífico Destiny. Digo magnífico pelo que vemos nas imagens abaixo. A arte deste jogo é qualquer coisa de fenomenal.
Só que será um jogo de acção MMO (Mass Multiplayer Online) ou seja, é um shooter de ligação permanente online e só poderá ser jogado em ambiente multiplayer. Para quem, como eu, que não aprecia muito jogar sempre online e gosta de jogar na “Paz”, não é uma perspectiva atraente. Mas, quem sabe, não me torno um convertido aos MMO? É que o jogo promete!
Há tanta coisa para dizer sobre Watch_Dogs. Sobretudo dizer que já devia ter saído, mas parece que agora é uma moda adiar jogos. A Ubisoft mandou-nos aquele que foi um dos emails mais dolorosos que recebemos aqui no WASD a dizer que o jogo seria adiado por questões “técnicas”. Mas toda a gente sabe que nesta altura com tantos lançamentos de peso, a Ubisoft quer espaço para obter os lucros que equaciona angariar com este grande jogo de aventura.
Que há de melhor do que andar por uma Chicago virtual, um mundo aberto e futurista, com um mero telemóvel e com a perícia de fazer Hacking a quase tudo? A premissa deste jogo é a acção na terceira pessoa, entre puzzles e hacking, tudo embrulhado em grafismo fenomenal e fluído. Confiram só o vídeo e vejam se não tenho razão…
Grande jogo de aventura e grafismo soberbo que tenho pena não sair no dia do lançamento da consola mas que vou acompanhar, sem dúvida. The Order: 1886 é um jogo de aventura e acção num universo paralelo em que os Cavaleiros da Távola Redonda e o Rei Artur lutam contra hordas de monstros que tentam invadir a terra. Só que em vez de usarem espadas na Idade Média, usam pistolas… no século XIX… Ok! O enredo é rocambolesco, mas também o foi Bioshock e vejam como funcionou!
Segundo a Ready At Dawn este jogo está a ser feito desde 2010. Com a Playstation 4 deve ficar colossal, pelo menos os trailers são convidativos. Vamos ver se corresponde às expectativas.
É perfeitamente normal que não conheçam a série Witcher. Normal mas inaceitável. Será um dos Role Play Games mais maduros e geniais de sempre, com um enredo de meter inveja às melhores séries, mas que passou ao lado de uma boa carreira por ser um exclusivo PC (o primeiro) e depois PC e Xbox360 (o segundo). Baseado na excelente série literária de Andrzej Sapkowski, os jogos foram vastos momentos de aventura e acção, em mundos gloriosamente criados no PC e na consola da Microsoft. Só que, nunca viu a luz do dia na Playstation. Até agora.
A Playstation 4 irá contar com o terceiro capítulo deste grande jogo. E nunca é tarde! Espero que a Sony chegue a acordo com a Atari e com a CD Projekt RED de modo a trazer os jogos anteriores até à comunidade Playstation, para que não percam pitada desta excelente série de jogos.
Ah! Finalmente! Minecraft deve ser dos jogos mais viciantes do século. Não estou a exagerar. A prova disso é a comunidade gigante que o jogo angariou desde 2009. A premissa é simples. Sobreviver a um mundo aberto repleto de monstros e outras feras, construindo fortificações e edifícios. Pode-se dizer que há de tudo, desde agricultura, construção, culinária e, claro, minagem. Pode parecer simplista, sobretudo no grafismo algo pobre e na pixelização de quase tudo. Mas joguem só um pouquinho e ficam agarrados para a vida. Com mais de 33 milhões de cópias vendidas, ficam com uma ideia do que é a comunidade deste jogo.
Minecraft irá chegar finalmente à Playstation 4 em meados do próximo ano e será a única plataforma que falta à Mojang. Desde o PC, Xbox360, iOS e Android, o jogo só não estava disponível nas Playstation. Até agora! Infelizmente não há ainda nenhuma data específica ou mesmo um trailer do jogo a correr na consola da Sony. Deixo-vos este divertido trailer da evolução de Minecraft para terem uma ideia do jogo.
Menções Honrosas
Alguns jogos não estão na lista porque ou não existe informação ou a que há é escassa. Há também jogos que não tenho bem a certeza se serão realmente colossais ou dignos da PS4, mas que me deixam na expectativa. Ei-los!
Uncharted 4
Anunciado pela Sony, só não está na lista porque não sabemos rigorosamente nada sobre ele. Contudo, um novo Uncharted ainda sem nome será lançado na PS4 e queremos muito ver o que a Naughty Dog vai fazer com a nova consola da Sony. A julgar pelo que fez na PS3 e PSVita, vem aí um grande jogo.
Gran Turismo 7
Sim, leram bem. Não é Gran Turismo 6, e sim o 7. Isto porque, mais uma vez, Kazunori Yamauchi da Polyphony Digital decidiu não só adiar o lançamento de GT6 para Dezembro como continuou a produção do jogo para… Playstation 3. Assim, este GT não será lançado na PS4. Apenas o 7. Estão a ver o que digo sobre “excentricidades Japonesas”? O que esperar do GT7? Não sei honestamente. Em 2020 falamos quando sair a PS5. Agora a sério. A julgar pelo que a equipa da Polyphony fez com a PS3 seria de esperar um grande jogo na PS4. Só que isso não vai acontecer tão depressa.
The Elder Scrolls: Online
Está já a decorrer a fase Beta deste jogo no PC. Da responsabilidade da Bethesda Softworks, o mesmo estúdio do gigante The Elder Scrolls V: Skyrim, TES: Online vira-se para a comunidade respondendo a um pedido antigo: Multiplayer. Imaginem poder criar a vossa personagem no ambiente mágico de Tamriel, o mundo imaginário da série. Imaginem toda a acção e feitiçaria de Skyrim, mas online e com amigos… Querem? Esperem pelo lançamento na PS4 em meados do próximo ano!
Final Fantasy XV
Anteriormente conhecido por Final Fantasy Versus XIII , este jogo renomeado é um dos mais esperados da série, não só porque irá ser lançado na Playstation 4, mas também porque é escrito por Kazushige Nojima, o mesmo por detrás dos jogos Final Fantasy XVII e XVIII, virtualmente os mais queridos pela comunidade Final Fantasy. Prevê-se um grande jogo, mas a julgar pelos problemas de Final Fantasy XIII e XIV é normal que tenha sido adiado e renomeado. É mais um jogo para acompanhar!
Wolfenstein: The New Order
Wolfenstein é um clássico. E mesmo sem grandes imagens ou vídeos, quero mesmo ver o que a Machine Games vai fazer com esta série clássica. Infelizmente os jogos Wolfenstein tiveram altos e baixos, alguns interessantes e outros deploráveis. Mas o que é que vem aí? Se está na mão da Bethesda (Edição), pode ser que na PS4 seja um grande jogo. Em honra do clássico que foi (um pioneiro na acção na primeira pessoa), pelo menos pelo título esperemos que se faça jus à herança Wolfenstein.
Thief
Este é outro grande clássico. Mais que um remake ou remaster, este jogo na primeira pessoa que prima pela acção furtiva, será um novo capítulo de uma série em que passei muitas horas. Teriam de jogar um dos velhinhos jogos da série para perceber a mística da sua jogabilidade, em que se usam punhais, bestas e outras armas arcaicas e silenciosas para cumprir objectivos e onde a acção directa é desencorajada. Saudades! Venha ele para a Playstation 4.
E vocês? Quais serão os jogos que mais querem jogar na Playstation 4? Concordam com a nossa lista? Comentem e façam-se ouvir!
Comentários