Playstation Home encerrou as portas definitivamente

ps-home

Uma rede social em ambiente de videojogo, a Playstation Home foi um projecto ambicioso que obteve muita inspiração de outros jogos como o Second Life. Infelizmente, desde o início se viu a braços com problemas técnicos e falta de adesão de utilizadores e empresas promotoras. Ontem, os seus servidores foram encerrados definitivamente.

No final de Setembro do ano passado, a Sony Computer Entertainment já havia anunciado que “devido a uma mudança de horizontes, a Playstation Home iria cessar a publicação de novos conteúdos a 12 de Novembro” e que, para mostrar apreço aos fãs, a plataforma iria receber “conteúdos de oferta” antes do fim anunciado para 31 de Março de 2015.

Dito e feito, ontem na madrugada de 31 Março e 1 de Abril, os servidores da Europa, EUA e Canadá foram gradualmente desligados em definitivo. Um acontecimento que, curiosamente, aumentou a afluência de visitantes que apenas queriam “estar lá” no momento.

É algo triste, digo-vos honestamente, assistir ao fim da PS Home. Apesar de se tornar aborrecido e alvo de muitos spammers, o Home fez companhia a muita gente. Alguns jogadores conheceram-se nas praças e apartamentos do Home. Há até relatos de clubes e clãs formados dentro da plataforma social. Um erro de rede M-10 (perda de ligação ao servidor) apagou todas essas memorias, espaços adquiridos como o lendário “Harbour Studio” (em cima), o apartamento que todos tinham direito ao chegar ao mundo virtual, objectos ganhos como um fantástico Audi TT vermelho e até dinheiro gasto nas micro-transacções.

O serviço esteve disponível apenas na Playstation 3 durante seis anos e obteve um misto de amor e ódio da comunidade Playstation. Foi criado com o objectivo de juntar jogadores e combater outros serviços, como o Xbox Live. Falhou nesses objectivos, tendo visto uma tentativa de relançamento e diversas campanhas em que alguns jogos tinham integração directa ou indirecta na rede social. Com o anúncio da não integração do serviço na Playstation 4 fez-nos prever que o seu fim estaria próximo.

Comentários

Comentários