O que podemos esperar da apresentação oficial da Nintendo Switch?
Finalmente, amanhã serão revelados todos os pormenores da Nintendo Switch numa apresentação em directo, a partir de Tóquio. Apesar da sua recente revelação e aparição em alguns eventos públicos, ainda há muitos detalhes que desconhecemos sobre a nova plataforma.
Como já é habitual, a Nintendo não irá revelar todos os pormenores, pelo menos não de forma exaustiva. Contudo, deverá aproveitar para apresentar as funcionalidades mais importantes e criar mais alguma expectativa pela consola. E expectativa não falta. O trailer de revelação teve mais de 11 milhões de visualizações só no primeiro dia, o que resultou no vídeo mais assistido de sempre da Nintendo num espaço de tempo tão curto. Isto, num canal que conta com mais de 11 anos.
Se não tiveram ainda oportunidade, estamos cá para vocês. Vamos recordar esse primeiro vislumbre da nova consola, antes de debruçarmos sobre algumas questões que gostaríamos de ver respondidas até ao seu lançamento.
Sabemos que a Nintendo está a fazer os possíveis para lançar a sua nova consola já no próximo mês de Março. Contudo, ainda há alguns detalhes que gostaríamos de saber, de acordo com o que vimos neste trailer de apresentação.
Para começar, o que salta imediatamente à vista no vídeo em cima, são os seus comandos destacáveis, conhecidos por Joy-Con. Esta é uma mistura de palavras entre Joystick e Controller, visto que podem funcionar de ambas as formas. Quando ligados à sua base, ganham um formato familiar de um comando, mas também podem ser colocados nas laterais do “tablet”, dando um aspecto semelhante ao GamePad da Wii U. Alternativamente, podem ser usados em separado como um WiiMote. Alguns jogos como Mario Kart ou NBA 2k17 permitem ainda que os comandos sejam usados por mais de uma pessoa.
As questões que colocamos sobre os Joy-Con resumem-se à sua autonomia. Temos de considerar que sendo comandos wireless, deverão ter bateria interna. Gostaríamos de saber quantas horas de operação possuem e quanto tempo de carga precisam. Também gostaríamos de saber se estes dispositivos possuem alguma forma de controlo de movimento, o que, a julgar pela anterior geração, deverá ser garantido.
Sabemos que a Nintendo Switch é alimentada com um chip da Nvidia Tegra personalizado. Porém, não temos conhecimento das restantes especificações da consola. A sua velocidade de processamento, espaço de armazenamento, memória, resolução e também a sua autonomia são uma incógnita. Esta última pode ser muito importante para quem gosta de levar consigo a consola para qualquer lado.
Por fim, a Nintendo revelou que existem várias produtoras a apoiar a consola. No entanto, de todas estas, não sabemos quais serão as que vão colaborar com jogos em produção (para além dos que surgem no trailer) nem os jogos que ficarão disponíveis no seu lançamento, entre adaptações de títulos já existentes ou novos títulos ou IPs. Seria interessante, não só ter conhecimento desses jogos, como também se ficarão disponíveis em alguns bundles para comprar em conjunto com a consola.
Estas são as questões que gostaríamos de ver respondidas antes do lançamento da Nintendo Switch. A expectativa está bastante alta, devido à originalidade em torno do design desta consola. Entre a crítica e o louvor pela audácia desta escolha de design, a Nintendo tem muito para provar.
Se quiserem assistir em directo à apresentação, dirijam-se até ao site oficial, pelas 04h00 para descobrir tudo em primeira mão. A transmissão será em japonês com dobragem de voz em inglês. Contem também com a nossa cobertura e análise às características reveladas Nintendo Switch.
Comentários