Portugal Game Studios Spotlight 2014 – Cosmonaut

LGW-Stamp

Formada em 2014, a Ground Control Studios é um estúdio independente com base na cidade do Porto. Apostando na disponibilização de uma experiência diferente ao jogador, este estúdio da Cidade Invicta trouxe ao Lisboa Games Week, no espaço Portugal Game Studios Spotlight 2014, uma versão preliminar do seu jogo de exploração na primeira pessoa e sobrevivência espacial: Cosmonaut.

O fundador deste estúdio indie português, o programador Rui Guedes, convidou-nos a experimentar esta versão e nós, equipados com o Occulus Rift, começámos a nossa caminhada espacial. A sensação de vazio no espaço, mesmo ali à frente dos nossos olhos, é aterradora e finalmente percebemos os momentos de terror vividos por Sandra Bullock no filme Gravidade. Sobretudo, quando Cosmonaut adiciona uma mecânica de sobrevivência tão forte como a que possui.

Enquanto vagueamos pelo espaço, no canto superior esquerdo temos a ameaça constante da perda dos recursos que asseguram a nossa sobrevivência naquela vastidão de nada, através das barras de níveis de oxigénio, combustível e baterias. Esgotar cada uma destas barras tem efeitos diferentes: o gastar de todo o combustível significa ficar imobilizado, por sua vez a falta de baterias desliga todo o sistema de navegação e de iluminação, enquanto que a falta de oxigénio nos deixa com a visão deturpada até nos levar ao Game Over.

Graças ao factor Occulus Rift, é possível explorar a imensidão do espaço com o movimento da nossa cabeça, como se de facto por lá estivéssemos. Ao olharmos para baixo e na fase do jogo que experimentámos, conseguíamos ver o nosso fato de astronauta, cujo cabo de ligação à nave se encontrava completamente solto. À deriva, conseguíamos ainda usar os propulsores do nosso fato utilizando o joystick que a malta da Ground Control Studios colocou à nossa disposição.

Rui Guedes, em conversa, prometeu-nos ainda, para além do suporte para dois joysticks e Kinect, uma história não-linear enquanto exploramos, para além do infinito do espaço, uma estação espacial com… espaços, perdoem-me a redundância, verdadeiramente claustrofóbicos.

Cosmonaut ainda está em desenvolvimento mas, por aquilo que pudemos experimentar na Lisboa Games Week, todos os membros da redacção do WASD ficaram bastante impressionados.

Podem seguir mais acerca deste novo jogo da Ground Control Studios através do site e página do facebook oficiais. A Ground Control Studios precisa ainda do vosso voto para conseguir chegar à plataforma da Valve graças à Steam Greenlight. Votem aqui!

Comentários

Comentários