Starfield Direct demonstrou um óptimo título em potencial
Se são fãs da Bethesda, já sabem que a sua ambição é enorme para criar RPGs memoráveis e vastíssimos. Contudo, pelo que foi dado a entender deste programa, nada se comparará a Starfield.
O programa arrancou logo depois do Xbox Games Showcase e Phil Spencer já tinha dito que este era o maior jogo jamais concebido pelos estúdios Xbox. O que foi mostrado, de facto parece deixar isso bem claro. Ao invés de uma região ou de um país, teremos o espaço para explorar.
Todd Howard teve novamente a responsabilidade de mostrar como o jogo é tão especial, alegadamente 25 anos em produção. Apesar de parecer inspirar-se em vários outros jogos de exploração espacial, a promessa é que este será verdadeiramente um RPG na sua plenitude e não apenas um “No Man’s Sky glorificado” como foi tantas vezes criticado.
A demonstração foi bastante vasta, revelando tecnologias, lógicas de interação, exploração e, claro, combate. O que mais saltou à vista foi o excelente aspecto que tudo parece ter, embora tenhamos de ser prudentes com estas demonstrações.
Há também interessantes conversas sobre o design dos vários elementos, inclusive a inspiração para criar a tecnologia em jogo, claramente avançada mas bastante plausível. Também foi interessante ver como o jogo se estrutura em planetas, sistemas solares e na própria galáxia. Como Howard diz, este jogo é enorme…
Para manter tudo interessante, há muito trabalho nas muitas histórias e diálogos que ligam os jogadores aos vários mundos, com missões, facções e muitas personagens para interagir. E é claro que há um mistério como plano de fundo, neste caso a eterna busca da humanidade por “algo mais”.
Para os jogadores se sentirem únicos, o sistema de personalização é bastante vasto, sendo possível criar faces únicas e equipá-las de forma singular. É também possível personalizar a própria nave do jogador e ainda criar bases, já agora.
Por outro lado, podem juntar-se a grupos, tomar decisões variadas e interagir de várias formas com o meio e com as personagens. Também a árvore de evolução e habilidades é passada em revista, em linha com os demais RPGs da produtora.
No final, ainda tivemos uma revelação de uma série exclusiva de um comando Xbox e auscultadores devidamente decorados com arte do jogo. Não foi um segredo muito bem escondido, uma vez que já tínhamos visto imagens por aí de alguém que decidiu revelá-los antes do evento. Mas, enfim, confirmam-se.
De facto, de tudo o que foi mostrado, entre mecânicas e lógicas, assim como alguns elementos de interacção e combate, este é, de facto, um jogo da Bethesda. Apenas a escala parece francamente gigantesca. Este é um jogo em que passaremos muitas horas, sem dúvida.
Starfield está previsto para 6 de Setembro apenas nas consolas Xbox Series X|S e PC. É provável que seja agora o jogo mais antecipado neste ano.
Comentários