logitech_anywhere_mouse_mx_3

Análise: Logitech Anywhere Mouse MX

Aqui no WASD tivémos oportunidade de por as mãos em cima de mais um acessório indispensável para todos os que usam diáriamente o computador… estamos pois a falar de um rato.
Desta vez foi a vez de testarmos uma aposta da Logitech no segmento da portabilidade e performance em que se destaca este rato – Logitech Wireless Anywhere Mouse MX.

Características

O rato Logitech Wireless Anywhere Mouse MX é apresentado como uma nova geração de ratos que pode ser utilizado sobre virtualmente qualquer superficie graças ao seu sensor laser denominado Darkfield Laser Tracking.
Esta tecnologia é algo “obscura” em termos de explicações por parte da Logitech, apenas conseguimos apurar que o tracking do laser do rato deixa de depender tanto das irregularidades das superficies onde se utiliza o rato, mas num road-map da superficie onde é utilizado que vai sendo criado ao longo do seu manuseamento, bastando para isso reconhecer variações minimas de posicionamento.

Apesar de sermos brindados com duas versões de ratos com este sensor, a versão em análise é o Logitech Performance Mouse MX, que apesar do seu nome pomposo não são recomendados para utilização com jogos. Logo aqui ficámos um pouco decepcionados, pois era nossa intenção verificar se conseguíamos encontrar um rato que apesar da sua portabilidade, nos permitisse gozar de uma boa performance em todo o tipo de tarefas (leia-se uma utilização intensiva no quotidiano e em jogos).

Mas como nós não somos de ficar pelo que nos dizem, resolvemos tirar as teimas e fazer alguns testes ao comportamento do rato em várias situações para podermos dar a nossa opinião o mais objectiva possível. Assim sendo, e porque nem só de jogos vivemos, heis que para este caso optámos por começar os nossos testes com a utilização de um dia de trabalho.

Todos aqueles que passam o dia em frente a um computador, têm de cuidar da sua saúde pois estao predispostos a sofrer de doenças DER – Doença de esforço repetitivo, como são o caso das tendinites e outros derivados da utilização repetitiva e monótona de ratos, teclados, etc…
Por isso mesmo, convém que o dia seja passado da forma mais confortável possível, contribuindo para isso a utilização de periféricos que propiciem uma boa experiência de utilização aliada ao conforto.

Em Uso

Aqui no WASD fizemos um teste exaustivo ao longo de três meses, para que não só fosse possível avaliar o seu desempenho a longo prazo, como também tratando-se de um rato wireless a pilhas, validar a longevidade das mesmas.

Começando pelo desempenho na utilização em ambiente de trabalho, pudémos confirmar que se trata de um rato bastante confortável, uma vez que mesmo tendo dimensões mais reduzidas para permitir a sua fácil portabilidade, o seu formato ergonómico e o peso permitem realizar movimentos com bastante precisão. Este facto foi especialmente notório aquando da utilização em programas de edição gráfica e sob condições ideais (com tapete de rato matte).
No entanto, nem tudo é um mar de rosas e ficámos decepcionados com o scroll que em alturas se torna desesperante tentar fazer scroll de uma qualquer página web / ecrã de aplicação até ao final, devido à existência de uma configuração de botão de scroll que permite fazer a roda girar livremente. Mesmo quando não está neste modo, a distância entre os “clicks” da roda em scroll “normal” é pouco precisa e capaz de levar à loucura quem precisar efectivamente de fazer scroll até ao final da página.
Após a instalação do software da Logitech (SetPoint) necessário para poder alterar as configurações dos botões (apresenta 5 botões mais a roda de scroll) e criação de macros associadas a aplicações específicas, fica ainda disponivel um painel de controlo onde é possível acompanhar e monitorizar o estado da bateria que se verificou razoávelmente fiável, sendo que actualiza o mesmo apenas em intervalos de 5%.
De notar que o teste foi feito com uma utilização intensiva de pelo menos 8h diárias de trabalho e ocasionalmente de 1h de jogo e ao fim dos três meses, o estado das pilhas apresenta ainda 20% restante.

No caso dos jogos, com muita pena nossa, a situação não é muito favorável a este periférico. Mesmo tratando-se de um rato com uma boa resposta e performance, alguns jogos (mais específicamente First Person Shooters) sofrem de algum arrasto/lag na movimentação. Torna-se ainda mais frustrante quando têm aquele tempo mínimo de reacção para conseguir concretizar um objectivo, e não conseguem chegar a tempo pois o rato começou a responder com um ligeiro atraso ou demora mais do que deveria a chegar ao ponto pretendido.
Neste campo, damos no entanto algum espaço para dúvidas, pois pode tratar-se de uma má implementação dos drivers utilizados, ou até mesmo uma má interacção do jogo com os drivers, pois este mal pareceu notar-se mais em certos jogos (como foi o caso do Call of Duty Black Ops) e menos no caso de por exemplo o Portal 2.
Em jogos cuja utilização do rato não é tão intensiva, a resposta do mesmo é bastante aceitável como por exemplo no caso do Age of Empires Online ou o Spiral Knights em que raramente se nota o arrasto ou falta de resposta por parte do rato.
Ainda no campo dos jogos, novamente o fantasma da fraca precisão da roda de scroll nos assombra e damos por nós a desesperar enquanto tentamos aceder rapidamente a items/armas/etc através de scroll e este além de não ser preciso, saltar de selecção apenas por termos o dedo apoiado na roda.

Conclusão

Em suma, pode-se dizer que com este rato temos “O Bom, o Mau e o Vilão”.
Pelo lado bom, temos uma utilização quase sem falhas no que diz respeito ao quotidiano de trabalho, em que uma boa performance e a longevidade das pilhas nos deixaram bastante satisfeitos e contentes com a escolha efectuada. Os pequenos problemas com o scrol fazem-nos encarar que nem tudo pode ser perfeito e este rato também tem um lado mau.
O verdadeiro mal que torna este periférico um vilão, são mesmo os problemas ao nível dos jogos que de maneira alguma podem ser ignorados e que nos decepcionaram sobretudo por tratar-se de um produto de uma marca como a Logitech que nos habitua a produtos de grande qualidade.
Assim, se a vossa opção é obter um rato “portátil” com boa qualidade/preço para uma utilização mais modesta e quotidiana, então este rato é um boa escolha e da nossa parte consideramos ser uma boa aposta para trabalho. (De notar que o preço original deste rato rondava os 70/75€ mas que é possível encontrar a partir de 35€)
Mas se o vosso objectivo é ter um rato para jogar no vosso portátil, aconselhamos a procurar uma outra alternativa ou optar por um rato com fios e/ou mais orientado para Gamers.

  • MarcaLogitech
  • ModeloAnywhere Mouse MX
  • Lançamento2009
  • PlataformasPC
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Pouco preciso em algumas superfícies
  • Falta o click do botão de scroll
  • Falta de precisão do scroll
  • "lag" na utilização em alguns jogos

Comentários