Análise: Mad Catz R.A.T. 3
Estamos na presença de um rato com um aspecto futurista e agressivo (como aliás é pautada toda a gama RAT da Mad Catz). Não engana ninguém quanto ao seu objectivo de conquistar vitórias nos jogos. De notar também que à semelhança de outros produtos da Mad Catz, estes modelos da RAT são todos construídos de materiais de boa qualidade e com aspecto robusto e duradouro. Entre os pormenores que saltam desde logo à vista, temos um cabo revestido de uma malha de nylon de boa qualidade que impede que os cabos dobrem e trilhem facilmente e os conectores USB dourados, pelo que assumimos que sejam banhados a ouro ou a uma liga metálica de alta condutividade.
O R.A.T. 3 apresenta como principais características o seu sensor de 3200 DPI e sensibilidade de detecção de movimento até 20Gs de força. Internamente tem um polling rate de 1000hz pelo que é capaz de detectar velocidades de 1,6 m/s e comunicar com o computador de forma muito rápida eliminando alguns problemas de lag que possam existir.
À primeira vista pode parecer um rato estranho e desconfortável mas, pelo contrário, logo desde o início encaixa muito bem na mão. Graças à sua pintura matte com toque “aveludado” a mão fica imediatamente à vontade pousada sobre este dispositivo. O Rato em si apresenta 5 botões dos quais 1 está na roda de scroll e 2 são botões acessíveis pelo polegar. Apresenta ainda um sexto botão que serve para alternar entre 3 modos em que é possível personalizar através do software da Mad Catz a funcionalidade de cada um dos restantes 5 botões. Existe ainda um sétimo botão que permite mudar rapidamente a sensibilidade do sensor DPI.
Após a instalação do software (Cyborg) passa a ser possível alterar as configurações dos botões e criação de macros associadas a cada botão e para cada perfil. Fica ainda disponível um painel de controlo onde é possível ajustar os intervalos – steps – em que a sensibilidade do rato varia e que vão desde os 500 aos 3200 DPI.
De notar ainda que o rato apresenta uma plataforma de descanso para o polegar que se apresenta como uma mais-valia para pousar o dedo quando não está a usar os botões de polegar. Esta característica evita que o dedo fique a raspar na superfície do tapete.
Começando pelo desempenho na utilização em ambiente de trabalho, pudemos confirmar que se trata de um rato bastante confortável, uma vez que a mão assenta quase perfeitamente no formato do rato e o seu peso balanceado permite realizar movimentos com bastante precisão. Este facto foi especialmente notório aquando da utilização em programas de edição gráfica e IDE de desenvolvimento (usado com tapete de rato matte).
De notar as diferenças entre o verdadeiro significado da sensiblidade DPI quando se alterna entre sistema operativo Windows e Mac. No segundo foi sempre necessário alterar a definição de DPI para o step imediatamente superior para obter resultados de desempenho semelhantes.
Mas é nos jogos que este rato mostra verdadeiramente o seu valor, até porque foi criado especificamente para jogadores. Contrariamente ao que estaria à espera, devido a ser o modelo de entrada de gama, fui surpreendido por uma resposta e um desempenho fluído nos jogos que habitualmente jogo. Não houve problemas nas situações complicadas em que se é obrigado a fazer rápidas movimentações de rato para o ajuste da câmara como é o caso do Portal 2. Inclusive a alteração entre sensibilidade de DPI dentro do jogo é também visivelmente eficaz como fui testemunha no caso de usar uma espingarda sniper em Battlefield 3 que obrigou a alterar e reduzir substancialmente o valor de sensibilidade sob pena de ser impraticável a utilização da mira. No caso de FireFall e Loadout, o comportamento foi semelhante e não houve falhas ao nível do tracking de movimento nem na resposta a movimentos bruscos.
Em jogos cuja utilização do rato não é tão intensiva, a resposta do mesmo é excelente como por exemplo no caso do Age of Empires ou o Orcs Must Die em que não se nota arrasto ou falta de resposta por parte do dispositivo.
Veredicto
Resumindo, pode-se dizer que este é um bom rato para aqueles que levam os jogos um pouco mais a sério que o simples jogador ocasional, mas que não fazem disso a sua principal causa de compra e única utilização. É um excelente rato para quem procura um periférico de qualidade para jogos mas que não se queira exceder nos gastos já que podemos encontrar este rato por cerca de 40€.
- MarcaMad Catz
- ModeloR.A.T. 3
- Lançamento2014
- PlataformasLinux, Mac, PC
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Relação preço qualidade
- Acabamento aveludado da pintura matte
- Peso e ergonomia
- Visíveis diferenças no funcionamento entre SOs·
- Falta de ajuste em comprimento