Análise: Mad Catz R.A.T. TE
Findo o tempo de análise do M.M.O. 7, foi a vez de dar uma hipótese ao recém-chegado R.A.T. TE que se apresenta como um rato para gamers de alta qualidade a um preço de gama média alta e que veio para dar resposta a queixas de alguns jogadores que viam nos R.A.T. 5 e 7 bons periféricos, embora alguns pormenores pudessem ser melhorados. Assim, a Mad Catz traz-nos um rato que se apresenta como uma mistura entre o R.A.T. 3 e o 5, porém equipado com um sensor sobrealimentado.
Olhando para as características anunciadas para este rato, rapidamente damos conta que houve um esforço para modificar alguns pontos do já consagrado R.A.T. 5, sendo que neste modelo todos os alumínios foram substituídos por plásticos rígidos e robustos e o seu peso foi, desta forma, reduzido ficando-se pelas 90 gramas.
Ao nível do sensor óptico, a Mad Catz equipou este rato com um novo sensor doppler da Philips que permite resoluções até 8200 DPI. Também ao nível da velocidade de tracking somos brindados com uma subida nas respostas até 50Gs de força e uma velocidade de deslocamento de 6m/s para redução dos tempos de reacção. Em suma, todas as características referentes à precisão deste rato são vocacionadas para o jogador profissional que exige equipamento à altura. De referir ainda que tal como o seu irmão R.A.T. 5, este apresenta ajuste para o comprimento do apoio de palma da mão mas perde a capacidade de aumentar pesos e também perde a roda de scroll horizontal. Uma das novidades para este rato é que o software da Mad Catz permite que se personalize também a elevação do sensor (para que este corte a detecção quando o rato é levantado do tapete) e activar um modo de detecção dinâmica da superfície sobre a qual o rato se desloca.
Em Uso
Este modelo foi testado à semelhança dos anteriores de forma a abranger a utilização normal de um rato no quotidiano de um utilizador comum. Posso, com toda a certeza, afirmar que foi um dos ratos mais balanceados que tive oportunidade de usar nos últimos anos. O seu comportamento foi irrepreensível quer em funcionamento desktop quer em jogo.
Nos jogos, fui capaz de verificar uma diferença abismal entre a performance de outros ratos e este. Se já tinha ficado agradavelmente surpreendido com o R.A.T.3, este fez as minhas delícias, muito devido ao conforto que fornece e o descanso da mão em uso muito prolongado. Honestamente posso dizer que não usei nunca a resolução de 8200DPI a não ser para testar a fantástica precisão do movimento do rato. Claro que esta precisão também o torna, ao mesmo tempo, difícil de manusear por ser movimentar mais rápido. Talvez seja mais indicado para jogos em que a rapidez de movimentos é desejável em troca da precisão.
Ao nível dos jogos, gostei especialmente dos tempos de resposta a mudanças bruscas de direcção que foram sempre correctamente detectados e imediatamente transmitidos ao PC sem apresentar qualquer tipo de lag ou arrasto no movimento. Jogar FPS com este rato é uma experiência muito boa e fácil, já que é possível o carregamento de perfis já feitos pelas próprias produtoras dos jogos ou até mesmo por outros utilizadores que partilhem as suas definições, é sem dúvida um ponto positivo.
Como já referi, o conforto do rato permite longas horas de utilização sem que o pulso e a mão acusem o cansaço, que é habitual em ratos que não apresentam uma ergonomia tão estudada.
Veredicto
Com este rato, a Mad Catz consegue colocar no mercado um dispositivo com uma excelente relação qualidade/preço, com um balanceamento bastante bom ao nível das características herdadas da gama R.A.T., além das melhorias introduzidas como resposta a algumas queixas existentes relativas ao modelo R.A.T. 5. Honestamente posso dizer que foi talvez o melhor rato que já utilizei para a gama de preço em que este se encontra, com um valor a rondar os 80€ certamente haverá entusiastas dos jogos que irão ver neste periférico uma aposta ganha.
- MarcaMad Catz
- ModeloR.A.T. TE
- Lançamento2014
- PlataformasLinux, Mac, PC
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Peso
- Acabamento aveludado da pintura matte
- Ajuste de apoio de palma da mão
- Relação qualidade/preço
- Visíveis diferenças no funcionamento entre SOs
- Estética renovada