review-playstation-stereo-headset

Análise: PlayStation Stereo Headset 2.0 (PS3, PS4, Vita)

Os auscultadores PlayStation Stereo Headset 2.0 são o resultado da longa experiência da Sony a nível de Áudio de alta-fidelidade, sobretudo nos videojogos. Uns auscultadores capazes do efeito surround até 7.1, sem fios e com uma autonomia de fazer inveja à concorrência. Para além do mais, são compatíveis com a consola mais vendida do momento, a PlayStation 4 e também com PS3, Vita, PC, Mac e todos os outros dispositivos. Curiosos?

Os Stereo Headset custam, à data desta análise, 95€. Algo que, à primeira vista, pode parecer caro mas, tendo em conta todas as suas funcionalidades e qualidade de construção, é um bom investimento para quem gosta de ter excelentes experiências com os jogos. Com certeza, não se vão arrepender.

[iframe src=”https://www.youtube.com/embed/zKZsP3KdF3w” width=”750″ height=”450″]

 

Quando os retirei da caixa fiquei surpreendido com o seu peso e estrutura. Não são muito flexíveis e inicialmente pareceram-me terem sido feitos com plástico barato. No entanto, ao longo do tempo que os utilizei, revelaram-se bastante resistentes e muito confortáveis. Para quem usa óculos, fazem alguma pressão nas hastes, mas não magoam.

Estes Stereo Headset funcionam com a PS4 e PS3 através de um dongle USB (emissor/receptor, tipo pendrive) que fica encarregue da comunicação sem fios entre os dispositivos. Tem um alcance de 10 metros e usa a tecnologia Bluetooth. Mas, se assim é, pergunto-me porque não usam a ligação interna de ambas as consolas? No caso da PS4, o dongle ligado quebra as linhas de design da consola. Até pode ser uma “picuinhice” minha, mas acredito que muitos de vocês vão concordar comigo. Por outro lado, também ocupa uma das duas únicas portas USB. Se tiverem de carregar um comando, por exemplo, ficam logo sem portas adicionais para mais alguma ligação que precisem.

No entanto, por ser um dongle a configuração é directa, ou seja, plug & play. Basta conectá-lo à consola, pôr os auscultadores em ON e estão a funcionar sem qualquer dificuldade ou mais configurações. Quando não pretenderem usar mais, o som passa para a vossa televisão assim que pressionam OFF. Rápido e eficaz.
Para a Vita, como não há qualquer porta USB, os auscultadores possuem uma ficha Jack de 3,5mm para ligar um cabo directamente à consola. Com este cabo é possível também ligar a qualquer dispositivo, inclusive ligar o Headset no próprio Dualshock 4 na PS4. Nesta configuração com cabo Jack, porém, só irão obter som Estéreo e não o Surround. Com este cabo, não se usa a bateria interna visto que este serve de alimentação.  Já que estamos a falar de bateria, a autonomia chega às 8 horas de uso contínuo e carrega em menos de 3 horas. Melhor ainda, é o facto de podermos usar os auscultadores enquanto carregam.

O Volume, mute e todas as outras funções básicas são feitas directamente nos auscultadores e quando pressionados, surge uma indicação no ecrã da consola. Contudo, se ligarem a um PC ou Mac, que também é compatível com o dongle, não têm esta indicação digital, e muitos menos o som surround virtual 7.1, utilizando apenas o estéreo.

O microfone, incorporado no auscultador esquerdo, pode ser ligado e desligado com um simples pressionar de um botão, mas a sua qualidade deixa a desejar. Não é montado numa haste como a vasta maioria dos auscultadores para gaming, mas sim embutido lateralmente no próprio auscultador. Ou seja, longe da boca e virado para o lado. O som da nossa voz é baixo parece distante. Pior, apanha tudo o que é ruídos à nossa volta. Por vezes mais vale ligar o microfone da PS Camera e usá-lo.

A nível de configuração, na PlayStation Store está disponível uma aplicação chamada de “Headset Companion” para obter o melhor resultado na PlayStation 3 e 4. Existem perfis pré-configurados de origem e espaço para perfis personalizados. Podemos regular a intensidade dos Graves ou Agudos para tirar maior partido dos jogos. Algumas produtoras, como é o caso da Sucker Punch, criaram os seus perfis para termos a melhor experiência possível com o seu jogo dando um novo nível de imersão, graças ao surround e a todos os detalhes auditivos.

Falando deste sistema SRS, o Surround dos auscultadores, apesar de ser virtualizado é muito bom, sendo possível distinguir a origem de cada som que nos rodeia. Eu experimentei o perfil do The Last of Us com o seu mais recente DLC – Left Behind – e devo dizer que o som é dos melhores que já ouvi.

Veredicto

Se és um gamer PlayStation, encontrarás tudo o que procuras nos PlayStation Stereo Headset por apenas 95€. São confortáveis para longas maratonas de jogos, funcionam na perfeição e têm um som excelente como só a Sony sabe fazer. Contudo, a captação de voz não é a melhor pelo seu microfone estranhamente posicionado de lado. E também não são os mais indicados se pretendes usá-los em várias plataformas diferentes se só debitam Surround na PS3 e PS4. A nível de conforto, robustez e fiabilidade de som nestas consolas são muito bons, mas possuem concorrência feroz com melhores soluções de microfone e compatibilidades noutras marcas.

  • MarcaPlayStation
  • ModeloStereo Headset 2.0
  • Lançamento02-03-2014
  • PlataformasMac, PC, PS3, PS4, Vita
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • USB Dongle
  • Microfone deixa a desejar

Comentários