Razer_huntsman-mini-black

Análise – Razer Huntsman Mini

Nem todos os grandes teclados são realmente grandes. Além de já contar com uma série de teclados “TenKeyLess” (sem teclado numérico), a Razer tem também esta gama Razer Huntstman Mini para quem o espaço (e budget) não abunda.

Invariavelmente, este tipo de teclados é sempre associado ao seu conceito de portabilidade. Dadas as suas dimensões, este é claramente um teclado a pensar nos computadores portáteis, podendo ser igualmente transportado facilmente. Ou então, para aqueles computadores AIO (All in One) ou até para desktops montados em locais exíguos. Seja qual for a situação o Huntsman Mini é, de facto, bem menor que um teclado normal, diz a Razer que tem apenas 60% da dimensão de um Huntsman regular. Todavia, não é por isso que tem de ter menor qualidade ou tecnologia. Pode haver aqui realmente um excelente compromisso de preço e dimensão mas que não abra mão da melhor tecnologia Razer. Mas, será mesmo assim?

A principal característica da linha Huntsman é o que está lá dentro, equipados com os aclamados switches ópticos da marca. Esta gama possui vários níveis, estando neste momento disponível o Huntsman V3 Pro, o Huntsman V3 Pro TenKeyLess e o Huntsman V3 Pro Mini, muito semelhante a este que temos hoje. Contudo, o que temos aqui em análise é mesmo a versão standard mini que, adivinhem, é a única que está disponível com teclado em Português. Aliás, esta é mesmo a versão V2 porque a mais recente nunca foi fabricada para a nossa língua. Como aconteceu com o recente Razer Blackwidow V4 X, é uma situação que nos entristece um pouco, não ter mais opções “topo de gama” com o nosso layout. Pelo menos temos opções, certo?

Obviamente, quis analisar este teclado exactamente para onde acho que foi concebido. Para mim, estes teclados são perfeitos para quem quer algo “budget” para usar num computador portátil e gosta de jogar ocasionalmente. E foi mesmo assim que o fui testando nos últimos dias, como complemento de um PC portátil, normal opção ao (muito falível) teclado de membrana que equipa a vasta maioria dos PCs portáteis. A sua dimensão é óptima para ser guardado numa mala de portátil, facilitando o seu transporte ter um cabo amovível USB-C/USB-A e uma robusta construção em alumínio com teclas PBT. É também óptimo para mesas pequenas, imaginando ser muito prático para colocar no colo, por exemplo.

Dada a sua dimensão 60% do tamanho de um teclado regular, perde o teclado numérico mas também as teclas de cursor, teclas de sistema (Home, Del, Pg Up, Pg Dn, etc), as teclas de função (F1 a F12) e ainda a tecla “\”, trocada pela muito importante “Esc”. Na verdade, estas teclas estão na mesma presentes, apenas estão “escondidas” como funções secundárias de outras teclas, activadas mediante comando “Fn”. No rigor, isto cria um teclado virtualmente completo, bastando algum hábito a combinar a tecla “Fn” para opções que vulgarmente usamos. A alternativa, claro, seria usar macros mas, infelizmente, não ousei pedir mais deste dispositivo diminuto.

No fundo, teoricamente, este teclado apresenta o que é estritamente essencial para escrever, que, para nós é particularmente importante usando o layout PT. Apesar de ser mais pequeno, a dimensão e altura das teclas em si, assim como o espaço entre elas, é convencional. Diria que a sua dimensão não é muito convidativa para uma escrita normal com duas mãos, mas é uma evolução notória dos teclados de portátil. Mesmo assim, o Hunstman Mini é um teclado de gaming, onde obviamente se destaca o seu design típico da Razer, disponível em preto e branco, com iluminação RGB Razer Chroma, como não podia deixar de ser. E é claro que também temos os já mencionados switches ópticos, os tais que se tornaram “standard” nos eSports.

Embora seja discutível se os jogadores conseguirão realmente perceber se os switches ópticos são mesmo superiores aos tradicionais switches mecânicos, diz-nos a ciência que são, pelo menos, realmente mais reactivos. Afinal, a velocidade da luz é muitas vezes superior à potencial velocidade dos sensores mecânicos e isso gera melhores taxas de reacção. Mais que apreciar a portabilidade ou relevância deste teclado diminuto, a minha verdadeira experiência nesta análise de vários dias, foi mesmo com estes switches ópticos da Razer, optando por, finalmente, poder equivalê-los com a última geração disponível nos outros tipos de switches mais convencionais da marca.

O teclado que recebemos está equipado com switches ópticos Roxos, que representam uma opção com feedback, ou seja o tal desejado “click” sonoro e táctil, emulando os teclados mecânicos. A outra opção são os switches lineares Vermelhos sem feedback, estes mais silenciosos, um pouco como são os switches Amarelos na linha Blackwidow, os tais que até nem apreciamos muito. Como opção derradeira, mas mais cara (10€ de diferença, poderiam ainda escolher switches ópticos analógicos Pretos. Disse “poderiam” porque esses switches só estão disponíveis noutro modelo de teclado, o Razer Huntsman Mini Analog e esse teclado em particular, infelizmente, não está disponível no layout PT. Enfim.

A principal diferença que notei com estes switches é a sua leveza. Aliás, por causa do tamanho menor do próprio teclado, usá-lo é uma experiência bastante ligeira, sendo muito reactivo e não cansando muito as mãos, nem mesmo os dedos a teclar esta mesmíssima análise. Contudo, admito que requer algum hábito, especialmente quando precisamos de usar comandos de sistema, como as teclas de paginação. Até mesmo pela menor dimensão do próprio chassis, muito mais estreito, compactando tudo, fiquei muitas vezes perdido a usar o computador. Agora, para jogar, à partida parece ser uma óptima opção, um upgrade notório dos teclados menores mais típicos, na sua vasta maioria de membrana ou até estilo “pastilha”.

Na verdade, a jogar, os resultados são francamente mistos. Colocando-o ao lado de um teclado mecânico, neste caso o nosso veterano Razer Blackwidow Elite com switches Verdes (com feedback táctil e mecânico), há uma óbvia diferença. Apesar dos “clicks” sentidos e ouvidos parecerem semelhantes, a maior leveza de operação dos switches mecânicos é notória. Jogando os mesmos jogos de acção, condução ou RPGs, honestamente a maior velocidade de resposta é (pelo menos para mim) muito marginal. Diria, talvez por sugestão, que o Huntsman se mostrou mais reactivo em jogos estilo “shooter”, parecendo mais reactivo. Mas, honestamente, não posso realmente dizer que é algo superior ou que tenha melhorado a minha prestação.

Talvez contribua para isto uma baixa taxa de polling deste modelo, apenas 1000Hz. Por outro lado, notei que o “click” é mesmo só uma mola que estala no interior, não está ligado ao próprio sensor em si. Isto não significa que haja algum desfasamento notório, notem, seria algo embaraçoso para a Razer se fosse o caso. O feedback coincide com a acção, havendo um feedback táctil ligeiro, como uma “cedência” da mola interna, ou invés de um actuador. Contudo, achei que o “click” dá um pouco menos de feedback que os teclados mecânicos, especialmente a nível táctil. Naturalmente, esta é também uma questão de gosto pessoal.

Acredito que a sua leveza de interacção seja um trunfo, apenas é preciso que usem por algum tempo até que concluam se vale a apena mudar de switch. Se tivesse de escolher, acho que me manteria nos switches mecânicos tradicionais, sendo os da Razer dos melhores do mercado. Até porque, como já disse, nem temos layout na nossa língua nos demais modelos. Um dia, quando a Razer conceber teclados PT de gamas mais recentes e mais elevadas, com tecnologia e funcionalidade mais convencional, talvez mude de ideias. Mas, por agora, especialmente para jogar, o Razer Huntsman Mini e os seus switches Roxos não me cativaram muito.

Veredicto

Temos de reconhecer que este é um compromisso de preço e dimensão, tentando manter a qualidade. Não vamos jamais encontrar neste tipo de equipamento budget algo que “vire cabeças”. Assim sendo, uma vez mais, analisando este teclado na forma como foi concebido, penso que temos em mãos uma óptima opção aos vulgares teclados portáteis. Por 75€ de preço recomendado, o Razer Huntsman Mini é uma escolha consciente para quem quer um teclado de gaming, com os muito apetecíveis “clicks” mas não tem espaço abundante, quer algo mais “portátil” ou, simplesmente não quer “rebentar” com a carteira. Infelizmente, é também a única opção desta linha Huntsman de teclados com layout PT, o que também não nos dá grandes alternativas. Quanto apostar nos switches ópticos, ficará para outra ocasião.

  • MarcaRazer
  • ModeloHuntsman Mini
  • Lançamento2023
  • PlataformasPC
?
Sem pontuação

Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.

Mais sobre a nossa pontuação
Não Gostámos
  • Teclas omitidas via "Fn" requerem (muito) hábito
  • Único Huntsman com opção de layout PT
  • Taxa de polling baixa

Comentários