Análise: SteelSeries Sensei Wireless
A Dinamarquesa SteelSeries surgiu em 2001, na época com o nome Soft Trading, mas já com o intuito de oferecer ao mercado os melhores periféricos para gaming. O seu primeiro produto foi um tapete para ratos que não formava pó em volta da bola e, caso não se lembrem, em 2001 os ratos ópticos ainda não tinham sido inventados.
Anos mais tarde, já com o nome SteelSeries, a fabricante lançou um rato que veio a destacar-se de muitos outros: O Sensei.
Este rato, já com laser, ganhou notoriedade devido à sua funcionalidade aliada à simplicidade. Os seus 5 botões reprogramáveis, a possibilidade de ser usado com qualquer mão (ambidestro) e a quantidade de DPIs fez com que a SteelSeries lançasse este modelo em 2014 com algumas melhorias e com a possibilidade de o usar sem quaisquer fios.
Para começar, o Sensei Wireless vem com um revestimento de borracha para melhor aderência, pesa apenas 120g e ainda pode ser usado com o cabo, caso fiquem sem bateria no meio de uma batalha.
Como todos os outros produtos da SteelSeries, o Sensei Wireless também pode ser configurado pelo software SteelEngine, que permite mudar e configurar uma série de opções que vão desde os leds presentes no rato (e na base) até à possibilidade de configurar a distância em que o laser se desliga quando levantam o vosso rato (de 1 a 5mm).
Para poupar bateria, há outra série de opções como o tempo que ficam sem mexer no rato ou a possibilidade de desligar o led quando colocam a vossa mão no rato.
O maior estigma sobre o facto de ser wireless é o tempo da bateria, neste caso a fabricante garante uma autonomia de 20 horas, mas eu tive cerca de 16 horas em constante uso. Só que, apesar disso, a sua prestação não me deixou desiludido, muito pelo contrário. Acho que tem uma excelente autonomia para todas as funcionalidades até com as luzes bonitas, claro que podem usar as opções de poupança, que mencionei em cima, e aí chegar às tais 20 horas.
Em termos de performance, tive receio que quando a bateria estivesse fraca, não tivesse a mesma resposta de DPIs, mas tal não aconteceu e o tempo de respota de 1000Hz, que equivale a 1ms, mantém-se também inalterado. Em termos de DPIs, o rato consegue um máximo de 8200 e com a ajuda do software é capaz de atingir até 16200(!), mas de certeza que não vão precisar de tanta precisão.
A base de carregamento serve também como receptor e, se estão a usar o rato num portátil, não é muito cómodo andar com a base de um lado o outro, porque o seu tamanho, não é propriamente portátil. Claro que podem usar o cabo directamente, mas não só quebra o conceito do rato, como também terão de estar sempre a ligar e desligar da base porque só vem um cabo.
Isto pode nem ser um problema para vocês, mas senti necessidade de me deslocar e não pude pegar no rato e, simplesmente, ir embora. Na minha opinião, podiam ter optado por um mini receptor ou simplesmente fornecer outro cabo.
A base, tal como o rato, permite configurar qualquer cor através do programa SteelEngine. Podem ainda adicionar um efeito de pulsação ou, se preferirem, deixar as típicas cores para indicar o estado da bateria, o que é bastante útil.
O rato em si, baseado no design do Sensei que foi lançado em 2011, possui um botão por baixo da scroll wheel, dois do lado esquerdo e mais dois botões do lado direito. É aqui que entra o design ambidestro, porque dois dos botões ficam sempre longe de alcance. No meu caso, que sou destro, tenho dois botões ao alcance do meu polegar, mas para os outros dois da outra extremidade, não consegui ter uma forma cómoda de os usar.
Veredicto
Sensei é um rato impressionante. Mesmo em wireless consegue um tempo de resposta de fazer inveja a muitos ratos e mesmo com bateria fraca, nunca vos irá falhar. As várias opcões de poupança de bateria dão-vos uma autonomia até 20 horas de uso e se quiserem continuar a usar basta ligar o cabo. É claro que tudo isto tem um preço e para um rato, pode ser um pouco excessivo, custando cerca de 159,99€.
Se estão a pensar num futuro próximo investir num rato, não hesitem em optar pelo Sensei, vão ficar bem servidos.
- MarcaSteelSeries
- ModeloSensei Wireless
- Lançamento2014
- PlataformasLinux, Mac, PC
Ainda não tem uma classificação por estamos a rever o nosso esquema de pontuações em análises mais antigas.
Mais sobre a nossa pontuação- Autonomia
- Quantidade de opções de personalização e poupança de bateria
- Híbrido entre cabo/wireless
- Dois botões fora de alcance