343 Industries é a agora Halo Studios e muda para o Unreal Engine 5

Halo-MC

Originalmente nas mãos da Bungie, a franquia Halo passou para a 343 Industries quando a produtora “mudou de ares”. Após vários altos e baixos, a produtora muda de nome para Halo Studios e muda também de motor gráfico.

A mudança de nome parece apanágio para as produtoras dedicadas às grandes franquias da Microsoft. Já a Black Tusk Games acabou por mudar de nome para a The Coalition quando apostou num novo Gears of War. No caso da 343, claramente Halo 5: Guardians foi um jogo aquém do esperado, não tendo em Halo: Infinite nenhuma redenção. Isto, apesar de algumas reedições e remasterizações bem sucedidas de alguns clássicos. Agora que é preciso algo novo, dá-se um novo título ao estúdio. E com o novo nome, uma nova era a nível de produção.

Já em 2022 vimos como a 343 Industries estava na altura a pensar mudar para o popular e muito versátil Unreal Engine 5. Isto, depois de vários anos com o seu motor gráfico proprietário SlipSpace Engine. Há anos que o motor gráfico vinha a mostrar limitações, por vezes prejudicando a qualidade final dos jogos. A decisão de mudar para o UE5, pelos vistos, foi mesmo tomada na altura mas só agora concretizada com esta mudança de nome para a produtora.

Para já, a produtora irá trabalhar num projecto interno, de nome Project Foundry, com o objectivo de investigar capacidades e explorar o potencial deste motor gráfico. Após isso, a intenção é mesmo trazer futuros jogos Halo nesta plataforma. Será também uma enorme oportunidade para a empresa pensar em remakes dos jogos clássicos com este motor gráfico, mas nesse caso, é preciso alguma prudência.

Claro que agora todos quererão ver qual novo Halo virá desta equipa renovada. Como devem imaginar, porém, vai demorar bastante tempo até ouvirmos falar de uma nova aventura de Master Chief. Considerando o que fizeram com a série de televisão, porém, algo que também não ajudou nada à reputação da extinta 343 Industries, se calhar é mesmo melhor levarem o seu tempo.

Comentários

Comentários