A palavra de ordem é “buffing” na mais recente actualização de Helldivers II

Helldivers-2-hero-shot

Depois do próprio director reconhecer que as actualizações de balanceamento em Helldivers II foram “longe demais“, aí está um primeiro retrocesso. A mais recente actualização 1.000.400 quer aumentar a efectividade de quase tudo.

Na incessante (e quase demente) busca por balancear o jogo, efectivamente combatendo os chamados “meta loadouts” que os jogadores adoptavam, os Arrowhead Game Studios constantemente lançaram actualizações para remover “vantagens” de armas ou “stratagems”. Especialmente sempre que viram que estes itens se tornavam populares, levando a uma notória insatisfação geral depois de cada actualização. Por outro lado, cada nova arma lançada num “Warbond” parecia um “engodo” para comprar este “battle pass” e depois ver que, eventualmente, passaria a insignificante pouco tempo depois.

Finalmente, a parece que a produção levou bem a sério as queixas dos jogadores e partiu para uma nova abordagem menos “depreciativa” das ferramentas de destruição em jogo. Esta não é, de todo, uma reversão total da efectividade das armas, “stratagems” ou da própria jogabilidade mas é um importante passo nesse sentido, dando um “buff” em vários itens, inclusive alguns relativamente populares entre os jogadores. O intuito, segundo a nota informativa no Steam, é “melhorar alguns stratagems mais fracos, tornando-os mais viáveis”, além de tornar outros “mais consistentes”.

Assim, esperem “buffs” nas torretas de foguetes e de metralhadoras, nos lançadores de minas, nas armas orbitais no geral, assim como nos bombardeamentos das naves Eagle. Não são melhorias muito profundas mas vão, com certeza, dar outra vida a estes “stratagems”. Também várias armas como o lança-granadas, metralhadoras pesadas e várias espingardas e caçadeiras foram revistas, dando-lhes mais dano, velocidade de projéctil ou capacidade de magazine. Obviamente, estes ajustes variam de arma para arma, também consoante o seu tipo e forma de usar.

Noutros lados, a “simplesmente chata” restrição que bloqueava um slot de “stratagems” em algumas missões foi removida e a missão “Retrieve Essential Personnel” foi desactivada por agora para ser revista. Também as “Super Samples” são agora disponibilizadas no nível 6 de dificuldade, vários tipos de planetas viram os seus efeitos ambientais revistos e alguns inimigos mais poderosos receberam uma redução de danos ou de resistência. Claramente, a produção quer facilitar um pouco mais os jogadores, agora que, o pico da audiência está em queda, talvez pela desaceleração de novidades ou até por causa das já mencionadas reclamações de balanceamento exagerado.

Sem dúvida, esta é a maior actualização de balanceamento desde que Helldivers II foi lançado, com uma lista de alterações gigante que podem consultar no site da Arrowhead. Pelo menos, será a mais exaustiva a dar mais “poder” aos jogadores. A produção, em especial o CCO Johan Pilestedt, tem estado muito atenta à comunidade, escutando as suas reclamações e trazendo correcções ou ajustes recentes com base nesse feedback.

Comentários

Comentários