Adaptador PSVR para PlayStation 5 será descontinuado em breve

PSVR_new_model_2017_1

Quando a PlayStation 5 foi lançada, quem tinha o PSVR, originalmente lançado para a PS4, tinha de solicitar um adaptador especial para poder continuar a jogar no dispositivo com a nova consola. Esse dispositivo será, em breve, descontinuado.

Não, não estamos a falar no PSVR2, mas sim do primeiro modelo de realidade virtual, amplamente mais popular, muito por causa do seu preço bem mais acessível. Acontece que o dispositivo necessita da PlayStation Camera da PS4 para funcionar e, não só a consola mais recente não possui compatibilidade com esse periférico, como o modelo da câmara para PS5 também não é compatível com o PSVR. Talvez porque isto soe a falta de planeamento da marca, até agora, a Sony Interactive Entertainment disponibiliza um adaptador de forma gratuita a quem o solicitar. Assim com esse adaptador, já poderão ligar a câmara da PS4 na PS5 e, assim, usar o PSVR.

Contudo, se ainda não o fizeram, saibam que têm pouco tempo para solicitar o adaptador. A SIE anunciou que será descontinuado já a partir do próximo dia 26 de Novembro (deste ano), dando apenas um pré-aviso de duas semanas. Notem que se tinham o PSVR ou jogos deste dispositivo, sem o adaptador não os podem jogar na PS5, nem os jogos PSVR são compatíveis com o mais recente PSVR 2. E não nos parece que a Sony alguma vez tente algum formato de retrocompatibilidade (nunca se sabe, mas esperem sentados).

Curiosamente, nas últimas semanas o PSVR 2 tem recebido cortes de preço assinaláveis. O corte mais recente foi neste Verão, adiante do falível lançamento da compatibilidade no PC. Esta perda de compatibilidade pela descontinuidade do adaptador PSVR e os cortes no PSVR 2 denotam um claro desinvestimento na realidade virtual por parte da marca. Parece que a aposta da marca em algo mais premium também chegou às próprias consolas e parece que o investimento geral dos consumidores é bem menos interessante.

Comentários

Comentários