Afinal, a E3 2024 foi ou não cancelada?
Depois do cancelamento efectivo da E3 2023 e das edições tremidas anteriores, o futuro da Electronic Entertainment Expo ficou ainda mais incerto com um rumor levantado pela Agência de Turismo de Los Angeles.
Numa recente reunião entre o executivo dessa agência, foi tido em consideração um possível cancelamento da E3 2024 e também da E3 2025. Na altura, apesar de ser pura especulação, muita gente levou isso a sério, como se fosse uma possível confirmação de um cancelamento decido nos bastidores e ainda por comunicar.
Recordamos que, aquando do cancelamento da E3 2023, tanto a organizadora ESA como a promotora ReedPop já haviam informado que as próximas edições não seriam postas em causa. Contudo, com um cada vez menor número de expositores interessados e uma perda de relevância notória, nem todos acreditam nessa garantia.
Em resposta ao site Gamesindustry.biz, a organização do evento explicou que “negociações acerca da E3 2024” estariam a decorrer mas que “nenhuma decisão final foi feita até ao momento”. Uma resposta pouco ou nada convincente ou conclusiva mas que também não é descabida, já que estamos ainda em 2023.
Se, novamente, houver pouca adesão ou ausências de peso nas próximas edições, dada a dimensão e nível de investimento, há uma clara possibilidade de não haver mais nenhuma E3 no futuro. Ou então, pode tornar-se algo menor ou até apenas com presença online, como aconteceu em 2021.
Quando foi inicialmente cancelada pela primeira vez em anos de exibições em 2020, todos ficaram apreensivos com um Verão sem E3. Contudo, a edição de 2021 não foi, de facto, tão importante quanto isso, tendo os novos cancelamentos em 2022 e neste ano sido uma confirmação de que, se calhar, até nem precisamos da E3 no panorama actual. Chegam bem as conferências digitais e eventos próprios das marcas.
Comentários