Afinal Microsoft Flight Simulator 2024 é mesmo um novo simulador

MSFS2024

Durante a apresentação do Xbox Games Showcase, tivemos um trailer do que, num primeiro olhar, pareceu in indicar uma expansão futura de Microsoft Flight Simulator, o simulador lançado em 2020… mas…

No final do evento, quem assim pensou deve ter ficado um pouco confuso quando Phil Spencer disse categoricamente este seria “um novo simulador”. Afinal, os Asobo Studios têm vindo a lançar uma série de add-ons e expansões para o simulador e parecia que, mais uma vez, iria apostar numa expansão mais alargada de actividades aéreas. Contudo, não é bem isso que está planeado.

Conforme a produção fez questão de esclarecer, este é mesmo um novo simulador de voo, uma nova instalação, não uma expansão de conteúdo. A acompanhar os demais produtores de simuladores, como a Lockheed Martin com Prepar3D ou a Laminar Research com X-Plane, também esta franquia terá novas versões no futuro lançadas periodicamente, a começar com esta.

Quem pensava que o simulador seria constantemente actualizado e melhorado com o passar das gerações de hardware, desengane-se. Este é um negócio e tem que ser rentável. Não é possível sustentar eternamente um simulador complexo com expansões de conteúdo grátis, sem ter retorno financeiro. Os aviões e cenários no Marketplace, pelos vistos, não chegam.

Conforme mencionámos nos destaques do evento, o novo simulador apresentará toda uma nova forma de “jogar”, introduzindo combate a incêndios, busca e salvamento, transporte de carga, serviços de charter, corridas aéreas, balões de ar quente e muito mais. Não sabemos se é bem isso que os simmers mais desejam no simulador mas entendemos o alcance. A pergunta que todos estarão a fazer, porém, é se isto não poderia ser uma expansão ao invés de um novo simulador.

Microsoft Flight Simulator 2024 será lançado no próximo ano para a Xbox Series X|S e PC. A equipa de produção promete esclarecer em breve às questões sobre possíveis “upgrades” e a infame compatibilidade com actuais add-ons e expansões, entre outras dúvidas que a comunidade logicamente lançou.

Comentários

Comentários