Amplitude Studios tornam-se independentes da SEGA
Depois da Relic Entertainment, a SEGA vendeu mais um activo do seu leque de estúdios internacionais. Agora foi o estúdio Francês Amplitude Studios, responsável por êxitos como Endless Space ou Humankind.
Esta venda surge no âmbito de um longo processo de restruturação da SEGA nos seus estúdios internacionais, com vista à redução de custos de operação. Este processo tem resultado em vários despedimentos e cancelamento de projectos, com a casa do Sonic a preferir concentrar-se nos seu estúdios e IPs de maior sucesso, reduzindo substancialmente os seus investimentos na Europa nos últimos meses.
Fundados em 2011 por ex-elementos da Ubisoft, os Amplitude Studios focam-se em particular em jogos de estratégia. Começaram logo com um êxito nesse género no ano seguinte, o já mencionado e aclamado Endless Space, que iniciou uma autêntica série de jogos na mesma fórmula “Endless”. O seu projecto mais ambicioso, porém, foi Humankind que muito viram como uma possível frente contra o “rei” Civilization. O seu mais recente título foi Endless Dungeon, lançado no ano passado, algo diferente, um shooter com elementos de “tower defense”.
Agora, a produtora Parisiense volta a ser independente, depois de se “recomprar” das mãos da SEGA. Segundo um comunicado nas redes sociais, a empresa é agora detida “por membros da equipa interna”, garantindo que partem amigavelmente da editora Japonesa, prometendo mais trabalho no futuro. Regressam assim às suas “raízes Indie”, prevendo muita colaboração da comunidade para este novo desafio. Apesar de ser um período de dúvidas e receios para a empresa, é uma atitude arrojada. Todos sabemos que seria “mais fácil” despedir ou encerrar o estúdio, porque é a “moda” do momento. Só por isso, merecem todo o apoio.
Comentários