Apex Legends remove suporte para a consola Steam Deck
Quando um jogo é tão popular como é Apex Legends, os jogadores querem sempre jogá-lo nas suas plataformas de selecção. Poder levá-lo para qualquer lado com a consola Steam Deck é uma boa ideia, não fosse os cheaters.
Conforme já devem saber, a consola da Valve usa um sistema operativo próprio baseado em Linux, ao invés do vulgar Windows que temos na maioria dos PCs. Acontece que este sistema operativo, na sua base, é “open source”, o que significa que alguns utilizadores podem usar algumas ferramentas e hacks para dar a volta a algumas protecções de segurança, inclusive combater protecções nos próprios jogos.
Segundo a Electronic Arts, é exactamente isso que alguns utilizadores da Steam Deck estarão a fazer, criando batotas para o jogo. De acordo com uma nota publicada no site de suporte da EA para o jogo, o suporte para Linux por inteiro, que inclui o suporte para a Steam Deck, foi removido, explicando que é “uma fonte de exploits e cheats com enorme impacto”.
Então e porque não apenas bloquear só o Linux, abrindo uma excepção para a consola? Ao que parece, dada a abertura deste sistema operativo, as protecções não conseguem distinguir um utilizador legítimo da Steam Deck, de um hacker a fingir que está numa, pelo que não é possível simplesmente banir o sistema operativo e deixar o suporte específico para a consola.
Notem apenas que esta medida apenas afectará os jogadores da própria consola, efectivamente bloqueando o jogo nesta plataforma em particular. Todos os demais jogadores de PC que usem Windows ou outras plataformas suportadas, não serão afectados. Desconhecemos até ao momento se os jogadores serão contemplados com reembolsos nesta situação. É uma questão de contactarem o suporte da Valve via Steam. Obviamente, as reacções nas redes sociais são “quentes”.
Comentários