Aquisições, consolas portáteis e… PS5 Pro, segundo Phil Spencer

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Numa recente entrevista, o director da Xbox, Phil Spencer explicou como será o futuro da marca de entretenimento, sem deixar de abordar negócios recentes, alguns rumores e até de criticar o que a concorrência tem feito.

Na entrevista ao site Bloomberg, Spencer mencionou como a compra da Activision pode não ter sido a última aquisição da marca. Embora mencione que nenhum negócio esteja próximo ou seja da dimensão da Activision, a marca estará interessada em aquisições que possam “adicionar diversidade geográfica”, claramente apontando para estúdios asiáticos. Também o mercado mobile parece muito interessante para a Xbox, demonstrando uma continuidade em investimentos em estúdios e parcerias neste mercado.

Nos últimos anos, temos também ouvido falar de uma potencial consola portátil da Xbox. A empresa tem estado muito evasiva quanto a planos concretos de uma Xbox portátil mas Spencer desfez as dúvidas. “A expectativa”, disse Spencer, “é que façamos algo nesse sentido”. Contudo, a marca está a levar o seu tempo porque quer analisar o mercado, “aprendendo” com ele para desenvolver o seu produto. Neste momento há alguma saturação de consolas polivalentes como a Steam Deck ou a Asus ROG Ally, pelo que, se calhar, o momento também não é o mais propício para algo com impacto. Há, no entanto, uma certeza que este projecto não é só um rumor.

Seja lá o que for que a Xbox fará para o futuro a nível de hardware, portanto, está a aprender com o que a concorrência está a fazer. E essa aprendizagem é transversal também à consola principal. Claramente a apontar baterias para a PlayStation 5 Pro, Spencer afirmou que não é possível fazer o mercado crescer “com consolas de 1000$ dólares”, uma clara farpa na direcção da Sony e a sua consola “premium”. “Para chegar a novos jogadores”, disse o executivo, “temos de ser criativos e adaptativos aos novos modelos de negócio, novos dispositivos, novas formas de acesso” e não, segundo ele, com essas consolas caras.

Podemos, obviamente, olhar para estas palavras como meras opiniões e ideias de uma empresa que também já cometeu erros (Kinect, Hololens, entre outros). Contudo, entre estratégias de aquisição de novos estúdios e editoras, projectos de consolas portáteis ou a forte aposta nos serviços digitais, a estratégia da Microsoft Xbox tem-se mostrado realmente sólida em termos de estabilidade e crescimento controlado a médio prazo. Ainda assim, não foram essas ideias que evitaram despedimentos e encerramentos de estúdios, infelizmente.

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