Avaliações de Helldivers II no Steam sofrem reversão impressionante

helldivers-2-embrace.1280

Como seria de esperar, depois do anúncio polémico da Sony Interactive Entertainment e respectivo recuo, Helldivers II passou de “bestial a besta” para novamente voltar a ser “bestial” no Steam. E de que maneira…

Como demos conta, em menos de 24 horas depois do anúncio de que passaria a ser obrigatório ligar uma conta PlayStation Network no PC para jogar Helldivers II, as meta-análises no Stem caíram a pique, originando uma abismal reclassificação de “Maioritariamente Positivo” para “Maioritariamente Negativo”, com mais de 100 mil análises negativas, número duplicado em apenas quatro dias. Seguiu-se uma retirada do jogo na loja do Steam em 150 países onde não havia PlayStation Network e, claro, centenas de vídeos de “influenciadores” oportunistas, além de milhares de mensagens de protesto por todo o lado.

Depois, a Sony lá recuou na decisão, até mesmo com o CEO dos Arrowhead Game Studios a abraçar os memes. Claro que os fãs decidiram pegar nas suas meta-análises e alterar o seu conteúdo para “premiar” a decisão da Sony e dar o devido valor ao trabalho da equipa de produção. Assim, dos quase 98% de análises negativas no Steam atingidos no passado Domingo, hoje registaram-se já 94% de análises positivas, criando uma quase proporcional reversão de opinião. Mesmo assim, por causa desta reversão ser tão repentina, o jogo ainda está classificado como “Misto”, demorando agora para que esta estatística estabilize.

Quanto a jogar, porém, as coisas são bem diferentes. Em jogo, o decréscimo não teve qualquer retoma. A média de jogadores simultâneos continua dentro dos 100 mil, bem abaixo do pico inicial de mais de 450 mil jogadores. Contudo, dizem as estatísticas do SteamDB, este protesto e reviravolta não parecem ter causado nenhuma quebra ou ressurgimento de jogadores. O que leva a crer que, se calhar, foi tudo uma questão de vocalização sem consequências reais da comunidade. Ainda assim, se a decisão da Sony fosse avante, é bem provável que este jogo, simplesmente, “desaparecesse do mapa”.

Parabéns comunidade, ganharam. Agora, a melhor forma de honrar esta decisão e ajudar a produção, é mesmo voltando ao jogo. Afinal, até temos um novo “Warbond” a caminho nesta semana.

Comentários

Comentários