Batalha Legal pelo título “No Man’s Sky” resolvida

NoMansSKy

Nestas guerras de títulos e direitos de autor, podem surgir situações insólitas e quase ridículas. Foi o caso de uma batalha legal da Hello Games por causa do título do seu próximo jogo e que agora veio a público. No Man’s Sky esteve quase para mudar de nome.

Por detrás do processo legal estava a empresa Sky UK. Esta empresa, conhecida no Reino Unido por distribuir conteúdos televisivos e filmes, aparentemente conseguiu registar e deter os direitos pela palavra “Sky”. Como é que esse registo foi sequer possível, não sabemos. O que é certo é que a Microsoft já tinha sido também alvo de processo sendo obrigada a mudar o seu serviço chamado de SkyDrive para o nome OneDrive.

Desta vez, porém, segundo Sean Murray, fundador da Hello Games, as coisas correram bem neste processo, a que chama de “secreto e estúpido absurdo legal”. Secreto porque a empresa decidiu debater-se legalmente em privado e só agora comentou e estúpido porque, bem, temos de concordar, não faz qualquer sentido.

Registar a tão comum palavra “Céu” e depois exigir cobrança de direitos ou alteração de nome a todos o que usarão essa palavra, parece-nos realmente absurdo. Mas, mais absurdo ainda, é saber que as autoridades britânicas permitiram esse registo e abrem acções legais sobre o mesmo.

Felizmente, No Man’s Sky vai mesmo ter esse nome. Não podemos deixar de associar os constantes adiamentos de uma data lançamento com esta situação legal. O simulador espacial com exploração e combates num universo procedimental será lançado num dia a assinalar em Agosto deste ano, sendo exclusivo para PlayStation 4 e PC.

Comentários

Comentários