CD Projekt RED pode enfrentar processos por causa de Cyberpunk 2077

Cyberpunk2077 (9)

Ainda mais problemas estarão no horizonte para a produtora Polaca CD Projekt RED. Não bastavam o problemas de lançamento e a consequente avalanche de críticas e pedidos de reembolso, agora Cyberpunk 2077 poderá também provocar problemas legais.

Uma decisão precipitada poderá ditar o insucesso de um jogo, especialmente um lançamento antes do jogo estar completo, mesmo depois de vários adiamentos. Acontece que a situação em volta de Cyberpunk 2077 é especial, como sabem.

A produtora sabia dos seus problemas e mesmo assim decidiu avançar com o lançamento, algo que não agradou aos fãs, à Sony PlayStation que inicialmente recusou reembolsos e teve o jogo removido da sua loja, causando quebras no valor das acções da CDPR. Obviamente, nada disto terá agradado aos investidores.

Porque a CDPR não produz jogos do éter, precisa de financiamento para os seus projectos, especialmente um com a envergadura de Cyberpunk 2077. Alguns desses investidores esperam retorno sólido do que investem. A queda de valor das acções e milhares perdidos em reembolsos, não são boas notícias neste caso. É que nesse nível corporativo, nem tudo é resolvido com simples pedidos de desculpas.

Segundo avança o New York Times, um investidor de Varsóvia estará a considerar uma acção judicial contra a CDPR, isto se ficar provado que a empresa recebeu benefícios financeiros por um produto “mal interpretado”. Também o Yahoo! Finance avança que um investidor sediado em Nova Iorque pondera uma acção semelhante, desta feita juntando queixas de outros investidores.

Isto porque a CD Projekt RED não apenas omitiu o estado inacabado do jogo aos compradores finais mas também aos próprios investidores e accionistas. Se ficar provado, a empresa poderá enfrentar acusações graves, das quais poderá não recuperar facilmente. Eventualmente, pode ser que nenhum processo avance para a barra do tribunal mas, com certeza, acordos de compensação poderão ter de ser negociados.

Seja qual for o desfecho de mais um triste episódio em volta deste jogo, a imagem da CDPR está para sempre manchada. Entretanto, a produção não desarma para recuperar essa sua imagem. Já lançou nestes dias mais uma actualização para as consolas e PC (Versão 1.05), que resolve muitos problemas. Mas não todos, como devem calcular.

Teremos de esperar até Fevereiro para ver as reais correcções de erros, estabilidade e melhorias de performance. Essa é, pelo menos, a promessa da CD Projekt RED, literalmente a “apagar fogos”, depois de uma decisão precipitada da sua gestão.

Comentários

Comentários