Comentário do director da Saber Interactive gera polémica

Warhammer40KSM2 (1)

Tudo aconteceu no Youtube. Num vídeo acerca de Warhammer 40K: Space Marine 2, apareceu um comentário polémico, cuja autoria seria do próprio CEO da Saber Interactive. A empresa recusa comentar o sucedido.

Mas, já sabem, “a internet não esquece” e também não perdoa. O vídeo em questão é de um youtuber regular, não há nada de extraordinário nele, é apenas mais um apanhado do jogo, valorizando a sua acção aclamada por nós e por vários outros meios e jogadores. Obviamente, há “comentadores de serviço” que gostam de se expressar nos comentários públicos e, por vezes, estas secções descambam. Foi o caso deste vídeo, em que várias vezes foi comentado como o jogo apela à sua comunidade (inclusive pelo autor), inclusivamente com observações sobre a “masculinidade” do jogo é um contraste com o que alguns comentaristas chamam de “invasão woke” ou “mensagem LGBT” nos jogos modernos.

Nada de especial, vulgar num espaço anónimo e aberto a todas as opiniões. Infelizmente, nem todos concordam com as ideias alheias e alguns são mais “apaixonados” a expressar-se. Contudo, algures lá no meio, porém, há um comentário que se destaca.

Alegadamente, o comentário é do CEO da Saber Interactive e director de W40K: Space Marine 2, Matthew Karch. Além de um agradecimento ao Youtuber, o comentário fala de uma “reversão para uma era da ‘velha guarda’, quando os jogos eram simplesmente pela diversão e imersão” feita por este jogo e por Black Myth: Wukong. Até aqui tudo bem. O problema é quando alegadamente Karch fala de outros jogos que diz que o “fizeram chorar” por causa das “tentativas gritantes de criar mensagens ou impor moral nos jogadores”. Obviamente, tudo o que é activista que leu isso, tomou de assalto esta secção e julgo de imediato o comentário.

Dizemos que a mensagem é “alegadamente” de Karch, porque a dita conta parece bastante inactiva, com um uso bastante esporádico, criada apenas em Maio deste ano. Como não está verificada pelo Youtube, não é possível confirmar se é mesmo de Karch ou de algum troll com dotes para o roubo de identidade. Não é algo inédito, como não é inédito ver “bots” tomarem conta de contas inactivas ou criando-as para vários fins, inclusive para gerar desinformação.

Contudo, não é de todo possível despistar a identidade da conta e autenticidade do comentário porque a própria Saber é críptica a abordar o assunto. Chamada a comentar por vários sites, a empresa simplesmente recusou-se comentar o sucedido, nem sequer para confirmar ou desmentir a autenticidade da conta ou do próprio comentário. Também não é algo inédito ver como no passado os directores decidem publicar comentários menos próprios e que mais tarde a produtora tem de “apagar fogos”, talvez até com histórias difíceis de acreditar, como contas hackeadas, por exemplo.

Obviamente, todos temos uma opinião sobre o conteúdo dos jogos modernos. Alguns preferem uma mensagem mais conservadora, recuperadora do intuito original deste tipo de entretenimento, enquanto outros preferem algo mais “progressivo”, gostando das mensagens de “inclusão” que parecem cada vez mais prevalecentes. A única questão é que estas novas formas de criar jogos parecem não resultar assim tão bem, com várias franquias a enfrentar uma apatia genérica e poucas vendas, resultando até em cancelamentos e encerramento de estúdios, que os jogadores alegam serem devidos ao pretenso falhanço do movimento “woke”.

Verdade ou não, não é bem o expressar de ideias que está em causa. O problema aqui é quando um director de uma empresa e de um jogo expressam essa sua opinião. Claramente há outro peso nas suas palavras e outra medida nas reacções às mesmas. Há outro nível de responsabilidade para um director que poderá até enfrentar problemas internos com o seu próprio staff que pode não se identificar nas suas palavras.

O que esperemos que esteja alheio a isto tudo, é mesmo o jogo. Lendo a nossa análise, para nós Warhammer 40K: Space Marine 2 “é genial, numa mistura incrível entre combate próximo e armas de fogo”, mencionando ainda que é “um dos melhores jogos de acção que terão no momento, deixando verdadeiro impacto pela diversão e deslumbre geral”. Pelos vistos, é mesmo um enorme impacto.

Comentários

Comentários