Comunidade está novamente irada com Helldivers II
Conforme demos conta, a expansão “Escalation of Freedom” já chegou a Helldivers II e com ela os Arrowhead Game Studios trouxeram várias adições mas também ajustes. E, uma vez mais, deu-se mal com algumas mudanças.
Recordamos que não é a primeira vez que o jogo encontra problemas com a comunidade, seja por decisões mais técnicas, seja, lá está, por tentativas algo aleatórias de balanceamento, algo que o próprio CEO admitiu que teria de ser revisto na produção. Quando um jogo é assim tão popular, os jogadores são também bem mais sonoros nos seus protestos, em especial os que se dedicam a muitas horas de jogo.
Desta vez, é um “nerf” que está no centro da polémica. Entre as notas de actualização da expansão Escalation of Freedom, lá estava uma nota que dizia que o lança-chamas (Flamethrower) tinha recebido um ajuste no efeito, já não passando entre objectos, passando as chamas a serem bloqueadas por “armaduras e objectios estáticos”. Parece um ajuste lógico, até algo realista. Mas os fãs odiaram a novidade.
É que, assim, as chamas desta arma já não penetram armaduras de inimigos fortes, tornando-se, lá está, um Stratagem útil, parte do que muitos jogadores consideravam um “meta loadout”. Mas, já falamos muitas vezes como a Arrowhead parece obcecada em mitigar estes loadouts populares, tendo no passado feito exactamente o mesmo com armas e Strategems populares, como a infame caçadeira automática.
No Subreddit dedicado ao jogo, há jogadores que falam mesmo de “raiva” contra este “nerf”, dizendo que até que iriam desistir de jogar. Drama exagerado à parte, apesar das promessas de Johan Pilestedt (novamente aqui) que a diversão dos jogadores não seria novamente afectada por mudanças de balanceamento, foi exactamente isto que aconteceu. Parece que, depois de um período mais brando, a produção anda novamente a mexer onde não é realmente preciso.
A julgar pelo que fez no passado, é bem possível que este “nerf” seja revertido ou atenuado. Afinal, a massa de jogadores online tem vindo a decrescer notoriamente nas últimas semanas, fruto de alguma saturação da comunidade. Lançar uma enorme expansão cheia promessas mas depois oferecer este tipo de ajuste, regressando ao mesmo registo tão criticado no passado, não é, de facto, a melhor solução.
Comentários