Concord terá custado uma exorbitância impensável

Concord (3)

Aquele que é tido como um maior falhanço dos últimos tempos em jogos de produção interna da Sony Interactive Entertainment poderá ter custado uma fortuna. Se for verdade, torna o encerramento de Concord ainda mais embaraçoso.

Não bastava ser uma grande aposta da PlayStation para um “jogo como serviço” que está há tanto tempo nas suas ambições. Não bastava ter sido lançado com imensa apatia de crítica e fãs. Não bastava ter sido encerrado e cancelado em menos de duas semanas de vida. Não basta que o estúdio de produção esteja agora a enfrentar uma autêntica tempestade interna. Há mais um detalhe que torna toda a experiência Concord ainda mais difícil de digerir. O seu alegado custo de produção.

Embora nunca tenha sido realmente tornado público, o podcast “Sacred Symbols” avançou que, de acordo com “conversas extensas com alguém que trabalhou no jogo“, este projecto foi descrito como “o Futuro da PlayStation”, comparando-o à dimensão (inalcançável) de Star Wars, tendo um custo impensável de 400 milhões de dólares para ser produzido. Sim, leram bem, 400 milhões de dólares para um jogo deste calibre.

É um orçamento insano, por vários motivos. Em primeiro lugar, teria sido uma tirada “às cegas” com uma produção dos Firewalk Studios que não tinham, claramente, nem dimensão, nem estofo para que a sua primeira grande produção fosse um jogo de várias centenas de milhões. Não desfazendo, obviamente, da sua qualidade interna. Por outro lado, tanto dinheiro por um “jogo como serviço” que deveria ser “free-to-play” não faz grande sentido. E ainda temos de equacionar que era uma franquia totalmente nova e desconhecida.

Se for verdade, o descalabro financeiro da Sony Interactive Entertainment é ainda mais difícil de acreditar, num jogo que, sinceramente, não parece custar nem um 1/4 desse valor. É também uma incompetência absolutamente gigante a avaliar um potencial. Alguém não fez o seu estudo de mercado no que toca aos Hero Shooters e aos Shooters Online no geral. Alguém não viu como jogos como XDefiant “morreram na praia” semanas antes, com orçamentos (bem) mais baixos e ambições mais comedidas. E alguém achou que 400 milhões de dólares podiam ser simplesmente descartados em menos de 15 dias… Dá que pensar.

Talvez consigam recuperar estes milhões com canecas e camisolas… Ou com um regresso do jogo que há quem jure ainda ser possível. Lamentamos mas não parece (por agora) ser o caso.

Comentários

Comentários