Coronavirus cancela provas de eSports na China
O mundo está em alerta por causa de um novo vírus que surgiu na China, mais precisamente na região da cidade de Wuhan. Os riscos de contágio são tão elevados que esta cidade inteira está de quarentena. E as organizações de torneios de eSports não facilitam.
O coronavirus já infectou milhares de pessoas em 14 países com casos confirmados. Em Portugal, o único caso suspeito já foi despistado, mas a propagação do vírus está a alarmar a Organização Mundial de Saúde e a ditar medidas extraordinárias em fronteiras e aeroportos para cidadãos que tenha viajado recentemente para a China ou tiveram contacto com doentes infectados.
Uma extensão destas medidas extraordinárias passa por evitar aglomerações de pessoas em espaços fechados, motivo pelo qual diversos torneios de eSports foram prontamente cancelados na China. O risco, obviamente, é de contágio, não só dos participantes locais, mas também de jogadores estrangeiros de visita para o evento.
A Pro League de League of Legends é das provas mais populares na China desde 2013. Um dos torneios deveria realizar-se com 16 equipas de vários países, mas a organização deste evento decidiu adiar a competição até que a situação estabilize.
Também a Blizzard decidiu cancelar a segunda semana da liga de eSports que tem dedicada para Overwatch. Arrancando no dia 8 de Fevereiro em Nova Iorque e Dallas nos EUA, deveria rumar para Shangai, China, mas essa etapa da competição foi cancelada, assim como as etapas 3, 6 e 7 previstas para Guangzhou e a etapa 4 em Hangzhou. No total, 27 partidas foram canceladas. E uma das equipas Chinesas da Liga Overwatch, os Shanghai Dragons, foi mesmo deslocada para Coreia do Sul para poderem evitar o contágio e continuar a competir em segurança.
Também a final da região Ásia-Pacífico da Liga Counter-Strike: Global Offensive, prevista ocorrer durante o evento World Electronic Sports Games 2020 em Macau no próximo mês foi cancelada. A notícia foi levantada pela comunicação social local e, por agora, a 16 equipas inscritas não possuem qualquer previsão de datas ou locais do evento.
E este não voi o único jogo da Valve afectado nas suas competições de eSports no mercado Asiático. Também o seu DOTA 2, um dos jogos mais populares na China, tinha diversos torneios e eventos planeados para as próximas semanas, inclusive também no WESG 2020 mencionado acima, todos foram cancelados até futura indicação.
Até agora, as estimativas apontam para cerca de 8000 casos de infecção em vários países da Ásia, Europa, Médio Oriente, Oceania e América do Norte. O risco de contágio do coronavirus é extremamente elevado, com um aumento substancial desse risco nesta época de “gripes” no pico do Inverno (no Hemisfério Norte).
Em termos de serviço público, quem viajar para a China ou estiver em contacto com alguém suspeito de infecção, deve esperar um período de quarentena de 14 dias para confirmar se foi infectado. Os sintomas são febre elevada, dores de cabeça, cansaço, garganta inflamada e dificuldades respiratórias, muito parecidos à vulgar gripe sazonal. Em caso de dúvida ou persistência de sintomas, contactem a Linha de Apoio do Serviço Nacional de Saúde de Portugal SNS24 – 808 24 24 24.
Comentários