Criador de Yakuza revela que SEGA negou o projecto três vezes

YakuzaZero-12

Olhando para o sucesso da série Yakuza, agora chamada de Like a Dragon, seria difícil pensar que em tempos o criador Toshihiro Nagoshi teve dificuldades em convencer a SEGA para o produzir. Mas, segundo o mesmo foi isso que aconteceu.

A primeira vez que tivemos contacto com a série Yakuza, o primeiro impacto foi muito positivo mas não conseguimos ultrapassar a ideia que a organização que dá o nome à série é, no mínimo, controversa. Apesar de algo “romantizado” em jogo, as acções da Yakuza real, para todos os efeitos a Máfia Japonesa, são famosas, desde o crime organizado, aos homicídios e tortura, tudo amplamente documentado. Contudo, o jogo lá conquistou audiências dentro e fora do Japão, apesar da organização em que se baseia.

Numa recente entrevista a uma publicação Japonesa, a Weekly Ochiai, Nagoshi, anterior Director Criativo da SEGA, explicou que quando teve a ideia de criar o jogo, no início dos anos 2000, a editora não mostrou interesse em lançar Yakuza, uma vez que não esperava que a série tivesse o impacto global pretendido. Nesta altura a SEGA procurava produzir jogos para as massas e um jogo baseado numa organização criminosa obscura poderá não ter soado bem.

“Claro que foi literalmente rejeitado”, disse Nagoshi na entrevista, sendo “completamente contrário” ao pretendido pela SEGA. “Crianças não o poderiam jogar e não era orientado para mulheres ou audiências estrangeiras”. O produtor revela ainda que, apesar disto, tentou três vezes sugerir o jogo, até que a SEGA lá aceitou o risco por produzir o primeiro jogo na sua quarta tentativa. O resto, de facto, é história.

Foi uma óptima decisão como sabemos. Em 2023 foi mencionado que a série acumulou mais de 21 milhões de unidades vendidas mundialmente, com o mais recente Like a Dragon: Infinite Wealth, um jogo que gostámos muito, como podem comprovar na nossa análise. Contudo, se Toshihiro Nagoshi não tivesse persistido ou se a SEGA se mantivesse inflexível, jamais teríamos conhecido as histórias apaixonantes de Kazuma Kiryu e Ichiban Kazuga.

Comentários

Comentários