CryEngine, o motor da Crytek está disponível gratuitamente
A Crytek tornou o seu motor gráfico CryEngine num software open source. A partir de hoje, qualquer pessoa pode ir ao Github fazer o download de todos os materiais para começar a desenvolver os seus jogos.
E numa abertura inédita, podem até lançar os vossos projectos comercialmente desde que respeitem os termos e condições da produtora. A regras impostas pela Crytek não permitem, por exemplo, que seja criado software que possa ser considerado como um projecto militar, para jogos de sorte, baseados em ciência, arquitectura ou pornografia. Se estiverem interessados podem ler os Termos e Condições na íntegra aqui.
O motor CryEngine foi originalmente criado pela produtora alemã para uma demonstração do hardware Nvidia. A produtora acabou por perceber o seu grande potencial e veio a criar o famoso videojogo Far Cry com base nas suas capacidades gráficas e de performance.
Desde então, o motor gráfico tem vindo a evoluir a ser usado nos mais variados jogos não só pela Crytek, como a famosa e exigente série Crysis, mas também por terceiros para jogos como Sniper: Ghost Warrior 2, State of Decay, Evolve e o mais recente Homefront: The Revolution.
O futuro deste robusto e aclamado motor gráfico passará pela realidade virtual, com projectos como o já anunciado Robinson: The Journey, um exclusivo para o PlayStation VR que nos impressionou na sua revelação.
Comentários