Death Stranding lançado de surpresa na Xbox Series X|S
Dias depois da Kojima Productions anunciar que era detentora dos direitos da franquia, Death Stranding deixou de ser um exclusivo de consolas PlayStation e estreou sem cerimónias da Xbox Series X|S.
A relação de Kojima com a Sony foi sempre muito comentada, com a Sony a ajudar os primeiros tempos da sua nova produtora, exactamente com o financiamento de Death Stranding. Em tempos, chegou-se a falar que a Sony PlayStation poderia mesmo comprar o seu estúdio, algo que foi posteriormente desmentido. Kojima deixou sempre muito claro que, depois de anos confinado às decisões unilaterais da Konami, mantinha boas relações com a Sony mas a sua produtora era para ser independente.
Por outro lado, o criativo não terá gostado muito da forma como o seu jogo foi tratado pela Sony. Em tempos o jogo figurou como parte da produção interna dos PlayStation Studios, algo que não faz muito sentido se o jogo tem produção independente. Noutra ocasião, Kojima manifestou desagrado pelo título dado à reedição do jogo “Director’s Cut”, algo que os fãs registaram como um sentimento de mal estar de um autor provavelmente não consultado.
De facto, Death Stranding até já tinha sido promovido na Xbox, mais precisamente para PC quando lá chegou via Xbox Game Pass, fruto de uma liberdade editorial da editora 505 Games. O mal estar da Sony começou, então, a ser mais palpável, vendo meses depois um primeiro jogo não PlayStation, “OD” apresentado como um exclusivo Xbox em colaboração com o actor e realizador Jordan Peele. De facto, há bastante tempo que Hideo Kojima está a namorar a Xbox, tendo projectos paralelos e alguns segredos, aparecendo até em eventos da marca.
Por isso, quando no início desta semana a Kojima Productions anunciou que era detentora exclusiva dos direitos sobre Death Stranding, logicamente só havia um passo a dar: lançar o jogo na consola Xbox Series X|S, quebrando assim quatro anos de exclusividade na PlayStation 4 e 5. Embora nada tenha sido ainda dito sobre a sequela Death Stranding 2, é muito provável que também esse segundo jogo venha a ser lançado na Xbox, provavelmente mantendo a PS5 como plataforma de lançamento. Mas, claro, teremos de esperar para ver o que realmente acontecerá.
Comentários