Demonstração mostra capacidades do novo Unity 6

Unity6

A nova geração deste motor gráfico promete elevar a fasquia técnica das produções de videojogos. Só que este Unity 6 pode sofrer um pouco por se afirmar e nem sequer tem a ver com as suas capacidades técnicas.

O motor gráfico Unity ainda tem muito para provar a nível de capacidades e tecnologias. Contudo, desde há vários anos que é já um dos mais acessíveis e populares no mercado, especialmente entre as produtoras Indie. Ou melhor… era. Como demos conta, uma medida polémica de monetização criou um autêntico “êxodo” de produtores, a tal ponto que a Unity teve de simplesmente abandoná-la para ver se recuperava a atenção de todos. Este novo vídeo “showcase” da sexta geração do motor gráfico tem o mesmíssimo objectivo:

Impressionante, de facto. Além de uma invejável capacidade de criar paisagens credíveis, a modelação de personagens parece igualmente impressionante, ao nível de simulação de cabelo/pêlo e tecidos. Também de assinalar a impecável iluminação e sombras, sem esquecer os efeitos especiais e de partículas. Ao que parece, porém, tudo isto precisa de melhor computação, estando esta “demo” a correr num PC com um processador Intel Core i9 e uma placa gráfica RTX 4090.

É uma clara resposta às capacidades do Unreal Engine 5, que já é tão enaltecido exactamente nestes pontos.  Obviamente, os motores gráficos estão sempre a evoluir e a expandir capacidades, também de acordo com o que o hardware permite. Contudo, dado que o Unity foi sempre aquela plataforma mais “acessível”, este vídeo é um deslumbre de capacidades de assinalar. Resta agora saber se os produtores que já estão a usar outros motores gráficos depois da polémica da “Runtime Fee” se deixam realmente deslumbrar.

Comentários

Comentários