Digam adeus ao launcher da 2K Games no PC

2k-header

Quem joga Bioshock, Civilization ou Mafia no PC conhecem bem o infame launcher da 2K Games. Não é propriamente melhor ou pior que todos os outros launchers de editoras. É simplesmente um produto de uma era passada e chegou ao fim.

Origin/EA Play, Uplay, Battle.net… já passámos o tempo em que tínhamos de tolerar ter tantos lançadores (launchers) de jogos só para poder carregar um jogo que queríamos. Carregamos no ícone do jogo, abrimos o Steam ou a Epic Games Store e ainda temos de lidar com o lançador da própria editora do jogo que, na maioria dos casos, é só mais uma chatice e uma camada de overlays e registos que não fazem grande sentido nem dão grandes vantagens aos jogadores.

Já várias editoras começaram a prescindir ou a reduzir a preponderância dos seus launchers. A 2K Games é apenas a mais recente a prescindir deste tipo de plataforma. A partir de agora, todos os jogos de PC desta marca via Steam ou Epic Games Store deixam de lançar a plataforma proprietária “2K Launcher”. Esta medida inclui a versão experimental “2K Launcher Beta” apresentada em Civilization V e que, surpresa, não revolucionou nem surpreendeu ninguém.

Infelizmente, esta medida não é isenta de problemas. Alguns jogos precisam que reiniciem por completo o Steam e até reiniciar o PC (caso o mantenham ligado, por exemplo em hibernação). Na maioria dos jogos, agora passam a arrancá-los directamente mas alguns, como Mafia Trilogy: Definitive Edition ou XCOM 2 precisam o 2K Launcher para carregar mods.

Comentários

Comentários