Director da série Fallout para TV não quer agradar aos jogadores

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Todos os que vibraram com as recentes promoções da Amazon Prime para a sua série televisiva de Fallout, terão que moderar as suas expectativas. O director da série não quer tentar agradar aos fãs dos jogos.

Tirando alguns casos de sucesso aclamados entre os jogadores, algumas séries televisivas adaptadas de séries de videojogos nem sempre se regem pelas mesmas bases narrativas ou pelos mesmos “dogmas”. Por vezes, isso entra em conflito com as expectativas dos fãs, que se esquecem que estes filmes e séries não são feitos especificamente para si mas para uma audiência muito mais alargada. Por isso, a história de The Last of Us foi claramente alterada para a televisão, o mesmo aconteceu (de forma ainda mais controversa) para a série de Halo e muitas mais séries e filmes serão criadas com “revisões” do lore para melhor se adaptar à realidade da televisão e cinema modernos.

Por isso, há muito tempo que os jogadores se habituaram à ideia das suas personagens, histórias e eventos serem alterados a bem de uma “maior abrangência” ou “maior modernidade”. Já não nos surpreendemos com detalhes alterados, alguns de franca profundidade ou até com personagens completamente deturpadas. Contudo, os recentes vídeos e imagens da série Fallout, de facto, despertaram um sentimento positivo com o que aí vinha. Fazendo-nos crer até que iriam respeitar o material original dos quatro jogos e spin-offs já lançados. Nada está “perdido” mas recentes palavras do director da produção colocam uma evidente linha intransponível.

Para Jonathan Nolan em entrevista ao site T3, tentar agradar aos fãs pode ser uma “tarefa tola”. Nolan explicou que terão de fazer “o show que pretendem”, ao mesmo tempo que, sendo eles próprios fãs dos jogos, encontram “pedaços essenciais” do lore para o criar. Ou seja, essa tal “linha intransponível” é o que separa o lore de um videojogo, tão intrincado e profundo, do tal “show que pretendem”. Lore, esse que pode conter detalhes não essenciais que possam prejudicar a produção e, no final, poderá desagradar as audiências maiores. O que poderá significar uma série de alterações que os fãs dos jogos poderão não gostar.

Será que isto que significa que Fallout também irá “retirar o capacete” ao seu “master chief”? Não forçosamente. Já sabemos que a série terá uma história inédita que não se ligará directamente aos jogos já lançados, o que permite alguma “liberdade” criativa. Também, na semana passada soubemos que o próprio director da franquia, Todd Howard, está a trabalhar estreitamente com a produção da série, para evitar spoilers ou paralelismos com o próximo jogo. O que pode, então, desagradar aos fãs?

Assim, de repente, não vemos nada nos trailers que possa ser um desvio significativo do lore. Tal como na série de TV de The Last of Us os esporos não andam pelo ar, em Fallout talvez a radiação não seja tanto um factor mortal, por exemplo. Talvez alguns monstros não sejam tão frequentes. Também é bem possível que o lendário sistema V.A.T.S. não surja. Tudo é especulação mas se for só esse tipo de detalhes, não será um factor. No entanto, só teremos uma real ideia das possíveis alterações quando a série estrear.

Recordamos que a série Fallout estreará exclusivamente na plataforma de streaming Amazon Prime Video no dia 11 de Abril. Todos os episódios ficarão imediatamente disponíveis na plataforma para que vejam tudo de uma vez.

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