Dragon’s Dogma II lançado com problemas e decisões polémicas
Era um dos jogos mais antecipados do momento, mas Dragon’s Dogma II acabou por desiludir os que apostaram nele no primeiro dia. A tal ponto que a Capcom já reagiu, abordando os problemas e outras questões levantadas.
Convenhamos que nos dias que correm, maus lançamentos causados por uma notória falta de polimento ou “pressa” em lançar os títulos, são já um triste “hábito” das produtoras. Algumas decidem adiar e levar o seu tempo para entregar algo polido, outras, pelo contrário, não se preocupam muito com o que está aquém, fazendo do público geral uma enorme “comunidade de testes gratuitos”, bem melhor que ter de pagar a uma equipa interna de controlo de qualidade.
Contudo, a Capcom nem é conhecida por ser assim, pelo que é estranho o que aconteceu com o lançamento deste jogo. Pelo menos no PC, o jogo tem sido assolado de enormes problemas de performance e também outras queixas relacionadas com quebras de frames e stutters em zonas mais densas de personagens. Muitos apontaram culpas ao sistema anti-pirataria adoptado, o infame Denuvo que tantos juram provocar quebras de performance. É preciso notar que os requisitos mínimos apontam para apenas 30 fps, o mesmo alvo nas consolas, pelo que qualquer quebra é facilmente notada, especialmente em PCs menos capazes. O problema maior, porém, são os crashes que alguns jogadores reportam, entre vários outros bugs.
Por outro lado, os jogadores estão a criticar veementemente a decisão da Capcom de incluir diversas compras em jogo, as micro-transacções, para imensos itens que normalmente são adquiridos a jogar. A questão é que são imensas e estão já disponíveis, dando um certo ar de “pay to win” logo no arranque que os jogadores não gostaram. De um modo geral, as reacções parecem-nos um pouco exageradas mas há algum fundamento se, por exemplo, o jogo desencoraja tanto o fast-travel mas vende Portcrystals para o fazer.
Sobre todas estas questões, a Capcom já reagiu no Steam, abordando cada caso levantado pelos fãs. Sobre os problemas de performance e crashes, a produção promete actualizações para o futuro próximo para mitigar esses problemas, dando uma explicação sobre o que pode estar a causar baixos frames. Quanto ao DLC pago, a empresa defende-se por reiterar que tudo o que os jogadores reclamam ser pago com dinheiro real pode ser ganho em jogo. Embaraçosamente, a Capcom afirma que se “esqueceram” de uma opção para começar um novo jogo, algo que esperam adicionar em breve. Enfim.
Não sabemos se a sua explicação é suficiente, já que nesta plataforma as meta-análises não estão a dar tréguas, estando já “mistas”. Mas, será que o jogo está mesmo assim tão problemático como se diz por aí? Gostaríamos de vos dizer com certeza mas, infelizmente, só tivemos acesso exactamente na mesma altura que todos vocês. A Capcom não nos deu acesso antecipado ao jogo, pelo que teremos de analisá-lo nas próximas horas. Essa análise de Dragon’s Dogma II já está em andamento e podem esperá-la na próxima semana. Fiquem atentos.
Comentários