E3 2024 não terá evento em Los Angeles
A edição deste ano foi cancelada. As edições de 2020 e 2022 também. A edição de 2021 foi inteiramente digital mas pouco interessante. Havia dúvidas para 2024. A ESA esclarece que haverá E3 2024… mas…
A promotora ESA continua a lutar para que a Electronic Entertainment Expo não desapareça. O mais recente desenvolvimento viu o afastamento da empresa organizadora de eventos ReedPop, a quem várias entidades atribuem culpa pelo insucesso e cancelamento das recentes edições.
Agora, a ESA pega novamente no leme e anunciou hoje que a E3 do próximo ano continua planeada mas não vai acontecer no tradicional Los Angeles Convention Center nos EUA. Este tem sido o espaço do evento há vários anos, pelo que a notícia surge com alguma surpresa.
De acordo com o site GI.biz, a ESA estará mesmo a planear uma “total reinvenção” do evento para 2025, o que poderá significar que a E3 como a conhecemos poderá ser algo do passado. A ReedPop já tinha experimentado um formato digital mas ficou aquém do esperado para a audiência e para a própria indústria. Agora, fica a incógnita do que poderá acontecer.
Como temos vindo a notar, as principais empresas estão a preferir eventos digitais dedicados, muitas vezes de produção própria, com uma exibição mundial e inteiramente online. Eventos de grande envergadura com público não parecem fazer parte dos planos das mega-corporações, como a PlayStation ou a Electronic Arts.
De facto, num mundo tão digitalmente ligado, organizar a participação num evento a decorrer num local físico, convidando meio mundo a viajar para lá, com toda a logística envolvida, quando um mero stream faz todo o serviço, começa a ser complicado de justificar.
Comentários